Assembleia Municipal do Porto chumba estacionamento pago na zona ocidental da cidade

Assembleia Municipal do Porto chumba estacionamento pago na zona ocidental da cidade
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Assembleia Municipal do Porto chumbou esta terça-feira a abertura de um concurso para concessionar mais de três mil lugares de estacionamento pago na zona ocidental da cidade.

A proposta que previa a instalação de parcómetros nas zonas da Foz, do Parque da Cidade, Boavista Oeste e Pasteleira, bem como, a criação de dez novas "bolsas" de aparcamento para residentes foi chumbada pelos grupos municipais do PS, PSD, BE e CDU que criticaram a ausência de uma política integrada de mobilidade.

Em resposta, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, garantiu que a autarquia tudo tem feito para promover uma política integrada de mobilidade, mas está refém de matérias que estão na dependência do Estado central.

"Fiquem a saber que o ministro [do Planeamento e das Infraestruturas] Pedro Marques numa reunião na semana passada, confrontado com vários estudos que lhe foram apresentados em relação à VCI e à necessidade de acabar com as portagens na CREP, o ministro disse que não o iria fazer. Portanto como todas as pessoas que falam estão representadas no parlamento, hão de me explicar, que forma é que a câmara tem de resolver este problema", afirmou.

Rui Moreira acusou o PS e PSD de ,juntos, preconizarem uma espécie de "bloco central" que presta um "péssimo serviço à cidade".

"Temos aqui mais uma evidência do bloco central a funcionar no Porto. O bloco central no Porto está vivo, está bem preparado e está a negociar aquilo que vai ser o futuro do país. Não há problema, nós perante isto, podemos dizer que, os parques de estacionamento do Avis e da Foz Velha não vamos fazer e os senhores serão responsáveis por isso. Acho que os senhores prestam o péssimo serviço à cidade cada um pelas suas razões", disse.

Em resposta, o grupo municipal do PS lamentou a intervenção de Rui Moreira, sublinhando que nesta como em outras matérias, o PS/Porto tem assumido posições contrárias ao governo e até ao próprio partido.

Também o PSD disse não se rever neste tipo de argumentação e devolveu a acusação a Rui Moreira, cuja governação "mais se caracteriza com a de um bloco central".

Já a CDU, o Bloco de Esquerda e PAN, que defenderam que em alguns casos a instalações de parcómetros pode ser importante para permitir a rotatividade do estacionamento, sublinharam que esta proposta de estacionamento pago é uma opção errada e que a concretizar-se quase toda a cidade ficaria coberta.

De acordo com a proposta aprovada na reunião do executivo no dia 18 de setembro, a autarquia pretende melhorar as condições de mobilidade e de usufruto do espaço público, defendendo, sobretudo, os interesses dos moradores e promovendo a rotatividade dos lugares, necessária às atividades de comércio e serviços.

No documento, a autarquia admite que, em termos de mobilidade a zona ocidental, "diferencia-se negativamente pela ausência de uma rede de metro e pela necessidade de recorrer ao transporte público rodoviário como alternativa".

Segundo a autarquia, os moradores da zona ocidental "reclamam pela indisponibilidade de lugares de estacionamento em zonas fortemente ocupadas com lugares privativos" e os comerciantes desejam mais espaço de estacionamento para as suas atividades.

De acordo com o mapa dos anexos à proposta, em causa estão zonas como a Foz Nova, Boavista Oeste, Foz Velha, Império, Parque da Cidade, Vilarinha, Antunes Guimarães, Gomes da Costa e Pasteleira, bem como Foco.

O caderno de encargos anexo à proposta referia que o contrato de concessão "vigorará até ao dia 29 de fevereiro de 2028" e ao município caberá uma receita mínima de 20% da que seja efetivamente cobrada pelo concessionário.

+ notícias: Norte

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

UNIR reforça rede em Gondomar com três novas linhas

Gondomar vai ter, a partir de 2 de maio, todas as linhas da rede UNIR previstas em funcionamento. Vai ser o primeiro concelho da Área Metropolitana do Porto nessa situação, com a entrada em circulação das linhas 8033, 8034 e 8040, escreve esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).