Quatrocentos tocadores de concertina numa pequena aldeia serrana de Porto de Mós

| País
Porto Canal com Lusa

Leiria, 21 set (Lusa) - Mais de quatro centenas de tocadores de concertina são esperados numa pequena aldeia do concelho de Porto de Mós no dia 29, na 17.ª edição do Encontro Nacional de Tocadores da Barrenta.

Em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, na União de Freguesias de Alvados e Alcaria, a Barrenta recebe todos os anos tocadores de concertina de todo o país, que ali atuam e atraem milhares de visitantes à habitualmente pacata aldeia, onde vivem poucas dezenas de habitantes.

Segundo comunicado enviado à agência Lusa pelo Centro Cultural da Barrenta, que organiza o encontro, são esperados milhares de pessoas na tarde do dia 29, que vão acompanhar os músicos em dois palcos instalados na aldeia e num outro ponto onde os executantes tocam entre a multidão, surgindo, espontaneamente, cantares ao desafio.

Ainda de acordo com a organização, o encontro tem garantido "vida a uma aldeia que, só por si, iria desaparecer com o passar dos anos se nada fosse feito para ter visibilidade".

Combatendo a desertificação, a Barrenta une-se anualmente para dar vida ao encontro, que faz parte já da agenda de tocadores de todo o país.

O Encontro de Tocadores de Concertina da Barrenta começou em 2001 com 40 tocadores, tendo crescido de ano para ano, assumindo-se como um dos maiores eventos ligados à música tradicional da região Centro.

MLE // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.

Norte com mais praias galardoadas. Confira quais são

Portugal conta este ano com 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas, anunciou esta terça-feira a Associação Bandeira Azul Europa.

Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos rurais e florestais

O Governo decidiu esta terça-feira prorrogar por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários e produtores florestais procederem à limpeza de matas e terrenos, informou o gabinete do ministro da Agricultura e Pescas.