Bloco de Esquerda espera continuidade do combate à corrupção e diz que "fasquia está elevada" para Lucília Gago

Bloco de Esquerda espera continuidade do combate à corrupção e diz que "fasquia está elevada" para Lucília Gago
| Política
Porto Canal

O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, defendeu hoje que a próxima procuradora-Geral da República deve “dar continuidade” ao combate à corrupção, afirmando que “a fasquia está elevada”.

“Em primeiro lugar, que dê continuidade àquilo que de bom foi feito, particularmente no combate à corrupção. A fasquia está elevada e a exigência é que o trabalho agora pela frente não deite por terra aquilo que foi alcançado e que aprofunde o combate à corrupção”, declarou.

Em declarações aos jornalistas, no parlamento, o deputado do BE apontou, por outro lado, “problemas que ainda persistem” e que devem merecer a atenção da próxima PGR, Lucília Tiago, em particular “as fugas ao segredo de justiça”, que “fragilizam a democracia”.

A Presidência da República anunciou a escolha da procuradora-geral adjunta Lucília Gago para substituir Joana Marques Vidal, por proposta do Governo, como nova PGR.

Pedro Filipe Soares recusou entrar “num concurso de nomes” afirmando que esse debate “na prática partidariza a justiça”.

“O combate à corrupção é um legado importante que nos deixa a PGR que será substituída. Esse legado não pode ser frustrado e esperamos que não aconteça”, exortou.

Para o BE, a “exigência é uma justiça que não se verga a poderosos mas que garante direitos fundamentais como o direito à inocência de quem ainda não foi condenado”.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

Governo responde a Marcelo. "Não está em causa nenhum processo" para reparação do passado colonial

O Governo afirmou este sábado que “não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com o propósito” de reparação pelo passado colonial português e defendeu que se pautará “pela mesma linha” de executivos anteriores.