PR moçambicano satisfeito com "resposta favorável" a convite para visita papal

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 14 set (Lusa) -- O Presidente moçambicano mostrou-se hoje satisfeito com a resposta do papa Francisco a um convite feito por Moçambique para uma visita ao país do líder da igreja católica.

"Felizmente tivemos resposta favorável", anunciou Filipe Nyusi, num discurso à comunidade moçambicana na capital italiana, transmitido pela televisão moçambicana.

No encontro após ter-se reunido com o papa, Nyusi explicou que o convite foi feito enquanto oferecia um quadro com uma pintura.

Trata-se do "retrato de uma menina a escrever uma carta a convidar o papa a visitar Moçambique".

Em resposta, "o papa pediu-me para nós todos rezarmos para que ele tenha saúde, para que no próximo ano possa visitar o nosso país", explicou, salientando que a decisão foi também confirmada aos jornalistas, no final de um encontro de cerca de 20 minutos, que os dois líderes mantiveram na biblioteca papal, no Vaticano.

Católico, Filipe Nyusi convidou o líder da igreja católica a visitar Moçambique num momento em que grupos associados ao extremismo religioso islâmico têm feito ataques no norte do país.

Em 2014, Moçambique passou a contar com dois cardeais, com a elevação de Júlio Langa, arcebispo emérito de Xai-Xai, ao colégio cardinalício.

Filipe Nyusi termina hoje uma visita de dois dias ao Vaticano, onde se reuniu com dirigentes da Igreja Católica locais para agradecer o apoio nos esforços de manutenção de paz em Moçambique e em projetos de desenvolvimento social e económico.

LFO (PMA) // PJA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.