Mondim de Basto com horta comunitária para ajudar no orçamento familiar

| Norte
Porto Canal / Agências

Mondim de Basto, 31 jan (Lusa) -- A Câmara de Mondim de Basto atribui em março os 20 talhões da horta comunitária, uma iniciativa que visa ajudar as famílias que não possuem terrenos a encontrar um complemento ao orçamento familiar.

O presidente do município, Humberto Cerqueira, disse hoje à agência Lusa que as candidaturas poderão ser entregues até ao dia 28 de fevereiro, para que as hortas possam começar a ser cultivadas nesta primavera.

O projeto "Horta Comunitária e Pedagógica de Mondim de Basto" foi aprovado e premiado pelo Programa EDP Solidária 2013.

A horta está a ser instalada numa quinta do município que se localiza na vila.

Nestes espaços, os munícipes que não possuam terreno próprio poderão cultivar e produzir produtos naturais e, assim, encontrar um complemento ao orçamento familiar.

A prioridade na atribuição dos 20 talhões será dada a desempregados, idosos e famílias numerosas do concelho.

No entanto, o autarca frisou que "não se pretende que o projeto seja apenas para pessoas carenciadas" e explicou que "a ideia é que outras pessoas possam usar a horta para, por exemplo, passar o tempo".

Depois, se se verificar que são precisos mais talhões, referiu Humberto Cerqueira, há mais terreno que pode ser aproveitado.

A autarquia explicou que se trata de um projeto com uma componente solidária e pedagógica, que tem como objetivo desenvolver práticas de autossustentabilidade alimentar e fortalecer a ligação da comunidade à agricultura.

No que se refere à componente pedagógica, a câmara pretende disponibilizar uma parcela de terreno ao Agrupamento de Escolas de Mondim de Basto, para que alunos e professores possam desenvolver atividades relacionadas com a agricultura, o ambiente e a compostagem.

A população estudantil poderá encontrar aqui, segundo o município, "um incentivo para se ligar ao setor da agricultura, consciencializando-se para a importância do cultivo de produções ambientalmente amigáveis e da compostagem".

Este projeto apresenta um custo total de 6.865 euros e conta com um apoio de 75% por parte do Programa EDP Solidária 2013.

PLI // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.