Diretores demissionários falam em buracos e humidade no Hospital de Gaia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 05 set (Lusa) -- Os responsáveis clínicos do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho (CHVNGE), que hoje apresentaram a sua demissão, falam numa unidade de saúde "parcialmente destruída" com falta de camas, humidade nas paredes e buracos no chão.

Em conferência de imprensa, em que esteve presente o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, o diretor clínico demissionário explicou que a sua "grande angústia" é ter um hospital "parcialmente destruído", com uma estrutura antiga, com mau funcionamento e com falta de instalações e espaços adequados para acolher e tratar os doentes.

A título de exemplo, José Pedro Moreira da Silva avançou que o serviço de urologia tem uma enfermaria com 16 camas onde a única casa de banho fica fora deste local, a ortopedia tem 22 camas para uma casa de banho e a cirurgia para homens tem 34 camas para apenas uma casa de banho.

Além desta questão, o diretor demissionário contou que o hospital anda "sempre atrapalhado" com pedidos de compras e materiais porque o financiamento é baixo.

A falta de pessoal, não só de médicos, mas de enfermagem e auxiliares é outro dos problemas apontados pelo profissional, dizendo que a medicina interna funciona com duas auxiliares para 20 camas, o que é "manifestamente pouco".

"Assim, é impossível trabalhar, não dava mais", vincou.

Assinalando também uma "carência e degradação" na sua unidade, o diretor de cirurgia geral, Jorge Maciel, considerou que é "hora de levantar a voz" porque "não dá mais" para trabalhar nas atuais condições.

O clínico revelou que existem buracos no chão, há humidade nas paredes e que a distância entre camas é insuficiente e não cumpre o estipulado.

Na sua opinião passaram o que era "tolerável e admissível".

Com queixas idênticas, o diretor de serviço de Imagiologia, Pedro Portugal, assumiu sofrer diariamente com problemas de equipamentos, capital e recursos humanos.

Sendo uma área tecnológica, o profissional de saúde referiu que as máquinas são "importantíssimas", estando o serviço à espera há imenso tempo de um angiógrafo, compra que nunca se concretizou.

Partilhando dos problemas dos colegas demissionários, o diretor de serviço de Cardiologia, Pedro Braga, denunciou a "sistemática" falta de vagas e capacidade financeira para realizar cirurgias e fazer face ao aumento do número de doentes e à complexidade das doenças.

"Temos uma lista de espera grave e que nos sistematicamente adiamos por falta de verbas e por falta de camas e a administração sabe disso", concluiu.

SYF // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.