Líder do CDS-PP afirma que Governo tem estado muito mal em assuntos de educação

| Política
Porto Canal com Lusa

Montemor-o-Novo, Évora, 31 ago (Lusa) -- A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, afirmou hoje que o Governo "tem estado muito mal" em assuntos relacionados com a área da educação, considerando que o Executivo de António Costa "criou problemas que, agora, não consegue resolver".

"Quem está [no Governo] tem de resolver e, sobretudo, não pode criar expetativas, que, depois, desampara e não é capaz de trazer nenhuma solução de fundo", afirmou a líder dos centristas, à margem de uma visita à Feira da Luz/Expomor, em Montemor-o-Novo (Évora).

Questionada sobre o impasse no descongelamento das carreiras na administração pública, cujo caso mais visível é o dos professores, a presidente do CDS-PP disse compreender as queixas dos docentes.

"O Governo em matéria de educação, e nomeadamente na questão dos professores, criou problemas que, agora, não consegue resolver. Como é evidente, tem que os resolver", referiu.

"Esteve muito mal quando há um ano aprovou um Orçamento do Estado com uma palavra que, depois, aparentemente, não a cumpriu", acrescentou.

Cristas pediu para que "o Governo se entenda", até porque tem do seu lado "partidos muito próximos dos sindicatos".

Sobre o processo de colocação dos docentes, a presidente dos democratas-cristãos considerou que "as coisas estão piores do que estavam" durante o período do anterior Governo PSD/CDS-PP e estranhou que, agora, não haja "drama nenhum".

A líder do CDS-PP apontou também que existem problemas relacionados com os manuais escolares, indicando que, atualmente, "poucos alunos no país têm os seus 'vouchers' e os seus manuais escolares em casa".

Na visita à Feira da Luz/Expomor, Assunção Cristas foi também questionada sobre as declarações do Presidente da República acerca da iniciativa do CDS-PP, que enviou um conjunto de perguntas ao ministro dos Negócios Estrangeiros sobre a situação dos portugueses na Venezuela e vai apresentar um "plano de emergência" no parlamento.

Em entrevista à Rádio Renascença, Marcelo Rebelo de Sousa pediu aos partidos para evitarem usar a situação naquele país como arma de arremesso durante a campanha eleitoral.

"Para alguns, pode ser muito interessante, erradamente, começar a berrar em torno disso, mas podem prejudicar os nossos compatriotas que lá estão. O que tem que ser feito, tem que ser feito de uma forma que não é pública", alertou o Chefe de Estado.

A presidente dos democratas-cristãos afirmou que as declarações do chefe de Estado mostram que "há uma convergência" na preocupação de tratar o assunto "com serenidade, mas também com uma grande eficácia".

Assunção Cristas, que centrou a sua visita à mostra de gado que integra o certame, pediu mais apoio para o setor da agricultura e sinalizou "o compromisso do CDS com o mundo rural e com a produção animal".

SYM // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.