Futura sede do Parque das Serras do Porto em prédio centenário em Valongo

| Norte
Porto Canal com Lusa

 A nova sede do Parque das Serras do Porto, projeto partilhado pelos concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes, vai custar mais de meio milhão de euros e contará com auditório e biblioteca, foi hoje anunciado.

Atualizado 04-09-2018 11:21

O Parque das Serras do Porto é um território de cerca de 6.000 hectares, que abrange as serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, tratando-se de um projeto que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nota enviada à agência Lusa descreve que quinta-feira será assinado o contrato de consignação da obra de requalificação do edifício que albergará a sede da Associação do Parque das Serras do Porto.

Na cerimónia está prevista a presença do presidente da Associação do Parque das Serras do Porto e autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, acompanhado pelos autarcas de Gondomar, Marco Martins, bem como de Paredes, Alexandre Almeida.

"Trata-se de um edifício icónico localizado no centro da cidade de Valongo, construído há mais de um século, que irá ser requalificado e adaptado para as novas funções", é descrito na nota convite.

Já o presidente da associação, José Manuel Ribeiro, apontou à Lusa que o edifício em causa pertence à autarquia à qual também preside, Valongo, mas será cedido para dar apoio ao parque.

O investimento em obras de beneficiação de um prédio centenário que se localiza perto do edifício que alberga a PSP ronda os 600 mil euros, sendo comparticipado por fundos comunitários, e o prazo de conclusão da obra é de 240 dias.

O projeto prevê a criação de zonas de trabalho, áreas de exposição, um auditório e uma biblioteca.

O Parque das Serras do Porto, área classificada como Paisagem Protegida Regional, é considerada, lê-se na descrição do projeto, "a primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal".

"Um território ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população", aponta ainda a descrição.

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.