Futura sede do Parque das Serras do Porto em prédio centenário em Valongo

| Norte
Porto Canal com Lusa

 A nova sede do Parque das Serras do Porto, projeto partilhado pelos concelhos de Valongo, Gondomar e Paredes, vai custar mais de meio milhão de euros e contará com auditório e biblioteca, foi hoje anunciado.

Atualizado 04-09-2018 11:21

O Parque das Serras do Porto é um território de cerca de 6.000 hectares, que abrange as serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas, tratando-se de um projeto que conta com o alto patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Nota enviada à agência Lusa descreve que quinta-feira será assinado o contrato de consignação da obra de requalificação do edifício que albergará a sede da Associação do Parque das Serras do Porto.

Na cerimónia está prevista a presença do presidente da Associação do Parque das Serras do Porto e autarca de Valongo, José Manuel Ribeiro, acompanhado pelos autarcas de Gondomar, Marco Martins, bem como de Paredes, Alexandre Almeida.

"Trata-se de um edifício icónico localizado no centro da cidade de Valongo, construído há mais de um século, que irá ser requalificado e adaptado para as novas funções", é descrito na nota convite.

Já o presidente da associação, José Manuel Ribeiro, apontou à Lusa que o edifício em causa pertence à autarquia à qual também preside, Valongo, mas será cedido para dar apoio ao parque.

O investimento em obras de beneficiação de um prédio centenário que se localiza perto do edifício que alberga a PSP ronda os 600 mil euros, sendo comparticipado por fundos comunitários, e o prazo de conclusão da obra é de 240 dias.

O projeto prevê a criação de zonas de trabalho, áreas de exposição, um auditório e uma biblioteca.

O Parque das Serras do Porto, área classificada como Paisagem Protegida Regional, é considerada, lê-se na descrição do projeto, "a primeira infraestrutura verde metropolitana que está a ser construída em Portugal".

"Um território ímpar com imenso potencial recreativo, turístico, produtivo, mineiro e desportivo, gerador de mais-valias económicas para a população", aponta ainda a descrição.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.