Detidos 26 suspeitos de roubar túmulos da dinastia Tang

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 20 ago (Lusa) - Vinte e seis pessoas foram detidas por suspeita de roubo de úmulos da dinastia chinesa Tang, num caso em que foram recuperadas mais de 640 peças arqueológicas, informou hoje a agência noticiosa oficial Xinhua.

A polícia chinesa suspeita que os detidos escavaram ilegalmente na área arqueológica de Dulan, na província de Qinghai, no oeste do país, e estiveram também envolvidos na venda dos objetos, segundo um comunicado do Ministério de Segurança Pública, citado pela agência.

Entre as peças, há algumas de "valor incalculável", pois fazem parte do intercâmbio cultural e comercial entre o Ocidente e o Oriente, e têm mais de mil anos.

Dulan, uma das paragens da Rota da Seda, tem mais de dois mil túmulos, onde se encontraram, nas últimas décadas, peças de ouro, prata, seda, bronze e outros objetos preciosos, que durante séculos passaram por aquela zona.

A dinastia Tang, descrita habitualmente como um dos períodos de maior esplendor da multimilenar civilização chinesa, governou entre os séculos VII e IX.

JPI // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.