PSD/Porto quer saber quem "por má vontade ou eventual má fé" permitiu obra na Arrábida

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 14 ago (Lusa) -- A concelhia do PSD/Porto pediu hoje à câmara esclarecimentos adicionais para que a cidade possa ficar a saber quem "por incompetência, má vontade ou eventual má-fé" permitiu que a zona ribeirinha ficasse "manchada" com a obra na Arrábida.

Depois de a câmara ter hoje disponibilizado vários documentos, os social-democratas indicam, em comunicado, que fica "claro" que, na escarpa da Arrábida, "todas as responsabilidades políticas por ação" cabem ao ex-presidente Nuno Cardoso (PS) e ao atual presidente Rui Moreira (independente).

"Nos documentos resulta claro que a responsabilidade política e formal pela autorização de construção na Arrábida começa em 2001, com Nuno Cardoso, e concretiza-se em 2016 e 2017 com Rui Moreira", assinala a concelhia em comunicado.

Segundo o PSD, "uma vez que Nuno Cardoso aprovou os primeiros PIP's [Pedidos de Informação Prévia] para a zona em causa e, como é assumido, clara e inequivocamente, pela própria comunicação da CMP [Câmara Municipal do Porto], foram os vereadores de Rui Moreira que aprovaram os PIP's e licenciamentos que permitem as atuais construções, fica total e cabalmente esclarecido que, na Arrábida, todas as responsabilidades políticas por ação cabem a Nuno Cardoso e Rui Moreira".

A nota surge no dia em que a Câmara do Porto informou ter decidido apresentar queixa-crime contra o ex-vereador Correia Fernandes (PS) por alegada difamação, ao acusar a autarquia e o presidente de "mentir" sobre a responsabilidade na obra na marginal da escarpa da Arrábida, e disponibilizou vários documentos relacionados com as construções.

Congratulando-se com esta disponibilização, que considera ser "um passo na necessária clarificação que o PSD do Porto exigiu", a concelhia pede agora que a câmara e o seu presidente "explicitem as razões que levaram a que, desde 2013, ou seja durante cinco longos anos, a CMP não tenha sido capaz ou não tenha tido vontade de em articulação com a DGPC [Direção-Geral do Património Cultural], concretizar a definição da Zona Especial de Proteção [ZEP] Monumento Nacional - Ponte da Arrábida".

"A definição da ZEP da Arrábida não impediria construção, mas, carecendo todas as construções na zona classificada de parecer obrigatório e vinculativo da DGPC, isso seria mais um instrumento, de que, desde 2013 (momento da Classificação da Ponte da Arrábida como Monumento Nacional), a CMP poderia dispor para limitar impactos urbanísticos", sustentam os sociais-democratas.

O PSD/Porto acredita que, com esta clarificação, a "cidade ficará a saber quem não só aprovou os PIP's e licenciamentos que possibilitaram a construção naquela zona, mas também quem por incompetência, má vontade, desleixo ou eventual má-fé, permitiu que a paisagem ribeirinha do Porto ficasse irremediavelmente manchada".

Questionada pela Lusa, a Câmara do Porto assinala que "o PSD Porto consegue omitir no seu comunicado 12 anos de governação, liderado por Rui Rio, durante os quais foi viabilizada a construção, aprovados PIP's e até passada licença de obra, situação em que o executivo de Rui Moreira encontrou".

Acrescenta que "está muito desatento, o PSD, porquanto os documentos em causa foram constados por vários partidos da oposição que em tempo o requereram" e que os mesmos "foram exibidos e entregues aos deputados da Assembleia Municipal, e a todos os atuais vereadores, pelo presidente da câmara em maio último e por sua iniciativa".

A câmara congratula-se por, "depois de meses de mentiras e insídia", estar a "cair a máscara da demagogia a PS e PSD Porto que, juntos, permitiram as construções em curso" e indica ainda que "a ZEP nada tem a ver com este assunto, conforme sabe o PSD que sabe também que essa medida, inócua para este caso, é da exclusiva responsabilidade do Ministério da Cultura e que durante a governação do PSD nunca a ZEP foi constituída".

A obra em causa integra a ZEP da Ponte da Arrábida agora em consulta pública, depois de o processo ter estado parado durante cerca de cinco anos.

Classificada como Monumento Nacional em 2013, a Ponte da Arrábida ficou desde então sem a ZEP prevista na lei e no despacho de classificação para condicionar a construção na envolvente, vigorando uma zona "geral e automática" de 50 metros.

LIL (ACG) // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.