Gaia e SUMA lançam campanha 'Praia Lixo Zero' para sensibilizar veraneantes

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara de Vila Nova de Gaia lança quinta-feira a campanha "Praia Lixo Zero" que visa sensibilizar os veraneantes a utilizarem as praias sem lixo, reduzindo os resíduos e diminuindo os desperdícios.

Atualizado 11-08-2018 13:27

O pontapé de saída da campanha, que junta a Câmara de Gaia e a SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente, acontece na praia de Canide Norte com as ações a estenderem-se para outros locais ao longo do mês de agosto.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, explicou que "com esta campanha, o município pretende convidar a comunidade a desempenhar um papel ativo na limpeza das praias, recolhendo e reaproveitando os lixos existentes e alterando comportamentos que, ao longo do tempo, se foram tornando habituais".

"Gaia ostenta, neste momento, bandeira azul em todas as suas praias e é esse estatuto que pretendemos manter. Uma praia de qualidade tem de ser uma praia limpa e esse trabalho depende de cada pessoa que pisa os nossos areais. A forma como tratamos o meio ambiente é assustadora e pouco sustentável para as gerações futuras e, por isso, com estes pequenos gestos, acredito que faremos a diferença", referiu o autarca.

A campanha "Praia Lixo Zero" contará com várias vertentes de intervenção, desde sessões formativas, a atividades de lazer, animação de rua, distribuição de materiais e divulgação.

A Câmara de Gaia e a SUMA querem convencer os veraneantes a diminuir o desperdício na origem - através da recusa de itens e embalagens desnecessárias -, a reutilizarem objetos -¬ prolongando o ciclo de vida dos materiais -, a reciclarem os resíduos - aproveitando os recursos neles contidos -, e a manterem a limpeza dos espaços públicos, não sujando nem deixando sujar.

No convite para o lançamento da campanha é descrito que se pretende "a manutenção de práticas ambientais sustentáveis, onde seja possível reduzir a produção de resíduos, com efeito altamente vantajoso para o produtor/cidadão, já que continua a usufruir das múltiplas vantagens da adoção de um estilo de vida com lixo zero".

São vantagens já identificadas, continua a descrever a nota, a redução de custos económicos, a simplificação dos hábitos quotidianos, a diminuição do esforço e tempo despendido a tratar de lixo, a preservação de recursos e espaços naturais e o aumento da qualidade de vida.

A Câmara de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, também sustenta que "às vantagens individuais somam-se as coletivas", como a diminuição dos custos municipais com a recolha, a limpeza e o tratamento dos resíduos urbanos, bem como a redução da extração de matérias-primas e a diminuição da utilização de água e energia.

Dados remetidos à Lusa pelos responsáveis por esta campanha apontam que a média atual de produção diária de resíduos, em Portugal, é "insustentável" - 1,32Kg/dia, em 2017, aumento de 2,3% relativamente a 2016 -, o que reflete uma tendência de crescimento do volume de produção de resíduos.

"Vale a pena contrariar mesmo em tempo de férias, veraneio ou praia", concluem os responsáveis pela "Praia Lixo Zero".

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.