Obra no intercetor de rio Tinto altera tráfego entre Gondomar e Porto

Obra no intercetor de rio Tinto altera tráfego entre Gondomar e Porto
| Norte
Porto Canal com Lusa

As câmaras do Porto e de Gondomar alertaram esta sexta-feira que a obra no intercetor de Rio Tinto, projeto partilhado e que envolve cerca de nove milhões de euros, vai obrigar a alterações temporárias no tráfego entre estes dois concelhos.

Com notas idênticas publicadas no ‘site' e redes sociais, Gondomar e Porto apontam que a ponte de Rio Tinto, na rua Afonso de Albuquerque, estará cortada ao trânsito a partir de segunda-feira.

A artéria em causa está situada em Gondomar, mas o condicionamento tem repercussões na mobilidade com o Porto, sendo expectativa dos responsáveis camarários que esta situação se prolongue ao longo de cinco meses.

As câmaras garantem que serão apontadas alternativas à circulação de veículos particulares e autocarros de transporte público e nas páginas dos dois Municípios é possível encontrar mapas com indicações de rotas, nomeadamente alterações ao nível dos transportes da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), Gondomarense e Valpi.

Em causa está uma obra iniciada em junho de 2017 que tem três frentes de empreitada.

O objetivo é, descreve a câmara do Porto na sua página oficial, é criar um espaço verde e de lazer na Área Metropolitana do Porto, unindo o Parque Urbano de Rio Tinto, que terá 36.500 metros quadrados, e o Parque Oriental da Cidade do Porto, que aumentará para 20 hectares.

Já o presidente da autarquia de Gondomar, Marco Martins, descreveu esta semana nas redes sociais: "Visitamos a obra do intercetor do rio Tinto e demos uma caminhada no futuro passadiço. Uma obra emblemática para Gondomar, para o Porto e para toda a Área Metropolitana. A execução da obra implicará alguns constrangimentos de trânsito, mas todos compreenderão que é por uma boa causa".

Sobre a obra geral, trata-se da colocação de um equipamento entre as estações de tratamento de águas residuais (ETAR) do Meiral, em Gondomar, e do Freixo, no Porto, projeto cuja candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) foi aprovada em dezembro de 2015. O montante aprovado ronda os nove milhões de euros.

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.