Três fogos ativos com mais de 1.400 operacionais aos primeiros minutos desta quarta-feira

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 08 ago (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Proteção Civil apontava, pelas 00:00, para três incêndios em curso em Portugal continental, envolvendo 1.410 operacionais, apoiados por 447 meios terrestres e três meios aéreos, o mais preocupante em Monchique.

Às 00:20, a informação disponível no 'site' da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) avançava a presença de 1.339 operacionais a combater o incêndio que lavra em Monchique desde a passada sexta-feira, e que já atingiu os concelhos de Silves e de Portimão e que está a ser apoiado por 428 meios terrestres com corporações um pouco de todo o país, desde Aveiro, Beja, Coimbra, Évora, Lisboa, Leiria, Santarém, Setúbal e Viseu.

A segunda ocorrência com maior número de operacionais é registada na freguesia de Vilarelhos, concelho de Alfandega da Fé, distrito de Bragança, com 53 operacionais a combater um incêndio que teve início, cerca das 22:27 de terça-feira, numa zona de mato, sendo apoiados por 14 meios terrestres.

Menos grave, mas ainda com destaque na página dos incêndios ativos, encontra-se o fogo que está a lavrar desde as 23:32, igualmente de terça-feira, numa zona agrícola em Nossa Senhora da Vila e Nossa Senhora do Bispo e Silveiras, no concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora.

Este incêndio é combatido por 18 operacionais, apoiados por cinco meios terrestres.

O incêndio rural que lavra desde sexta-feira em Monchique afeta também os concelhos de Silves e de Portimão, igualmente no distrito de Faro, tendo destruído casas e muitas viaturas.

Há 29 feridos ligeiros e um ferido grave, com prognóstico favorável.

Segundo o Sistema de Emergência da União Europeia, nestes cinco dias arderam já 17 mil hectares.

RCP // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).