Governo assegura apoios para a reconstrução de casas em Monchique

| Política
Porto Canal com Lusa

Abrantes, Santarém, 07 ago (Lusa) - O ministro do Ambiente lembrou hoje em Abrantes a criação o ano passado do programa 'Porta de Entrada', para assegurar que a reconstrução das habitações atingidas pelo incêndio em Monchique vai ser apoiada pelo Governo.

"De facto, este Governo fez aprovar um programa que não existia, não existia o ano passado quando aconteceram tão dramáticos incêndios em Pedrógão e também na primeira quinzena de outubro, e que é o programa Porta de Entrada, que é exatamente um programa para apoiar aquela que é a reconstrução de habitações quando existem catástrofes, naturais, entre elas, naturalmente, os incêndios", afirmou João Matos Fernandes, à margem de uma reunião com a Comissão de Acompanhamento sobre Poluição do Tejo, que decorreu em Abrantes, no distrito de Santarém.

O incêndio na zona de Monchique começou na sexta-feira e está hoje a ser combatido por mais de 1.200 operacionais, tendo se estendido até aos concelhos de Silves e Portimão. Até ao momento, o fogo provocou 30 feridos, um deles em estado grave.

O governante, que fez questão de frisar que "este é o momento de combater o fogo e de encontrar as melhores soluções possíveis para aqueles que estão a ser diretamente afetados" pelo incêndio, assegurou que, "assim que o fogo estiver extinto", o ministério que tutela irá "começar a perceber, em conjunto com as autarquias de Monchique, e Silves também, eventualmente, aquilo que é o levantamento dessas mesmas casas ardidas e, através do programa 'Porta de Entrada', proceder aos necessários e aos apoios justos para, em primeiro lugar, a procura de situações, eventualmente, provisórias, e, depois, à reconstrução e reabilitação das habitações".

Questionado sobre o centro do lince ibérico instalado em Silves, Matos Fernandes afirmou que o mesmo não foi afetado pelo incêndio de Monchique.

"O centro de criação dos linces em cativeiro está de facto muito próximo da zona onde o incêndio tem lavrado, houve uma intervenção muito grande de limpeza de aproximadamente 30 hectares do centro, e felizmente ainda não tivemos nenhum problema em concreto", afirmou o governante, dando conta, no entanto, que o programa de emergência está ativado.

"O programa de emergência está ativado, já temos a capacidade para retirar os linces se necessário for, estimamos que não venha a ser necessário", afirmou.

Em 2017, o ICNF desenvolveu ações de gestão de combustível na área envolvente aos cercados, edifícios e na área circundante, "de forma a diminuir o risco de incêndio e estabelecer faixas e mosaicos de proteção" do centro de reprodução do lince ibérico.

"Os meios afetos são considerados adequados em função do grau de risco e de acordo com o acompanhamento e monitorização do incêndio e a sua evolução", disse hoje à Lusa fonte oficial do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), responsável pelo centro de reprodução do lince ibérico de Silves, no Algarve, e pelo projeto de reintrodução da espécie na natureza, desenvolvido em parceria com Espanha.

MYF // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.