Angola deve manter taxa de juro nos 16,5% este ano e descer para 15% em 2019

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 06 ago (Lusa) - A consultora BMI Research considerou hoje que o banco central de Angola deverá manter a taxa de juro nos 16,5% este ano e descer para 15% durante 2019, antecipando uma descida da inflação para 22% este ano.

"Esperamos que o Banco Nacional de Angola mantenha a taxa diretora em 16,5% até final de 2018, no seguimento de um corte de 150 pontos-base a 17 de julho, antes de aliviar para 15% durante 2019", lê-se numa nota enviada aos investidores, e a que a Lusa teve acesso.

Na nota sobre a perspetiva de evolução da economia angolana, os analistas desta consultora do grupo de agência de notação financeira Fitch escrevem que "apesar de o comité de política monetária citar a continuada descida de inflação como tendo fornecido espaço para uma nova fase na política monetária", continuam a acreditar que "a inflação ainda elevada e os riscos de aumentar limitam o espaço para cortes maiores em 2018".

Depois de dois anos de recessão em 2016 e 2017, "prevemos que o PIB cresça 2,8% este ano e 2,6% em 2019", escrevem os analistas, acrescentando que "o aumento das exportações de petróleo vão favorecer a recuperação do setor bancário, que viu o crescimento do crédito concedido acelerar para 15,7% em maio face ao período homólogo, comparado com um crescimento médio de -5,5% em 2017".

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.