AR recomenda ao Governo estudo e suspensão de alta tensão em Barcelos e Ponte de Lima

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Assembleia da República recomendou esta segunda-feira ao Governo que promova um estudo sobre o impacto das linhas de muito alta tensão na saúde e que suspenda a construção daquelas estruturas em Barcelos e Ponte de Lima.

Atualizado 31-07-2018 11:57

Na resolução hoje publicada em Diário da República (AR), o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, sugere ao Governo que "promova a realização de um estudo nacional sobre o tipo de impacto dos postes e linhas de alta e muito alta tensão na saúde das populações, recorrendo, designadamente, à análise do estado geral de saúde das populações que habitam na proximidade dos mesmos, comparando-o com o das que habitam a uma distância superior a 100 metros".

Naquela recomendação, aprovada em abril, a AR pede ainda que o Governo "suspenda a construção da linha de muito alta tensão em Barcelos e, em Ponte de Lima, enquanto não forem conhecidas as conclusões do referido estudo" e que "realize um estudo sobre a possibilidade alternativa da colocação subterrânea dos cabos da linha de muito alta tensão".

No documento é ainda reclamada "a regulamentação urgente dos níveis máximos de exposição humana admitidos a campos eletromagnéticos derivados das linhas, instalações ou equipamentos de alta e muito alta tensão".

No início do mês, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) deu ‘luz verde' a projetos de transporte de eletricidade num montante máximo de 474 milhões de euros até 2022, entre eles o investimento no projeto da nova interligação a 400KV Minho-Galiza.

Em causa está a construção de uma linha elétrica de 400 KV desde Fontefria, em território galego, até à fronteira portuguesa, com o seu prolongamento à rede elétrica nacional, no âmbito da Rede Nacional de Transporte operada pela empresa REN.

Em 2015, o projeto foi "recalendarizado" para ser submetido a novos estudos.

O troço português prevê a construção desta linha através de oito dos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e ainda por Vila Nova de Famalicão, Barcelos (ambos do distrito de Braga), Vila do Conde e Póvoa de Varzim (os dois do distrito do Porto).

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, o troço nacional deste projeto prevê a construção de duas novas linhas duplas trifásicas de 400 KV, atravessando, potencialmente, 121 freguesias.

A proximidade desta linha, aérea, às casas, as consequências dos campos eletromagnéticos gerados na saúde humana ou o impacto visual de torres 75 metros com margens de segurança de 45 metros para cada lado são as principais preocupações das populações de ambos os lados da fronteira.

Em março, o parlamento aprovou, por unanimidade, uma lei, com base num projeto do PEV, que reforça as regras de proteção contra a exposição humana aos campos eletromagnéticos das linhas de muito alta tensão.

Nas conversações na comissão de Ambiente, o PS propôs que deixasse de ser vinculativo o parecer das câmaras municipais nos processos de licenciamento de linhas de muito alta tensão e os Verdes aceitaram.

Em fevereiro, o Presidente da República promulgou o diploma do Governo que estabelece as restrições ou níveis de referência da exposição humana a campos eletromagnéticos derivados de linhas, instalações e demais equipamentos de alta e muito alta tensão.

Em fevereiro do ano passado, a Câmara de Barcelos interpôs uma ação administrativa de impugnação da declaração de impacto ambiental que viabilizou a passagem de linhas de tensão e de muito alta tensão por vários concelhos do Minho.

A ação administrativa de impugnação da declaração de impacto ambiental que foi emitida pela Agência Portuguesa do Ambiente, e que viabiliza a construção das linhas de alta e de muito alta tensão elétrica, deu entrada no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga e teve a colaboração dos presidentes das freguesias do concelho de Barcelos.

No Alto Minho, foram realizadas manifestações de protesto promovidas, conjuntamente, pelas populações da Galiza, preocupadas com o impacto na saúde pública.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.