Ministério da Economia remete para Câmara da Póvoa acabar com comércio ilegal na EN13

Ministério da Economia remete para Câmara da Póvoa acabar com comércio ilegal na EN13
| Política
Porto Canal com Lusa

O ministério da Economia remeteu hoje para a Câmara da Póvoa de Varzim a responsabilidade de intervenção no caso da denúncia de comércio ilegal de produtos hortícolas na Estrada Nacional (EN) 13, entre Aver-o-Mar e Estela.

"A fiscalização do cumprimento das regras relativas ao comércio não sedentário compete, em primeira linha, às câmaras municipais, bem como a instrução dos processos e a aplicação das respetivas coimas”, assinala, em comunicado à Lusa, o secretário de Estado Adjunto e do Comércio, Paulo Alexandre Ferreira.

Quarta-feira, em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim (AEPV), José Gomes Alves, denunciou a existência "há anos" de vendedores ilegais naquela via que atravessa o concelho, reclamando da falta de intervenção das autoridades nacionais e municipais.

Hoje, o secretário de Estado explica competir "às câmaras municipais a aprovação de regulamento do comércio a retalho não sedentário do respetivo município".

Nesse regulamento, prossegue a nota de imprensa, devem constar "as regras de funcionamento das feiras do município, bem como as condições para o exercício da venda ambulante", a "indicação das zonas e locais autorizados à venda ambulante, os horários autorizados" e as "condições de ocupação do espaço, colocação dos equipamentos e exposição dos produtos".

Das atribuições desse regulamento, acrescenta o documento, faz ainda parte a possibilidade de "proibir ou interditar, total ou parcialmente um espaço, sempre que tal se justifique".

O secretário de Estado indica ainda que "o exercício da atividade de comércio a retalho não sedentário por feirantes e vendedores ambulantes é possível, desde que salvaguardadas todas as disposições legais em vigor, devendo ainda obedecer à legislação específica aplicável aos produtos comercializados".

A AEPV acusou segunda-feira a câmara de permitir o comércio ilegal de produtos hortícolas na EN 13, criticando a “passividade das autoridades”.

Dando conta de uma situação que "já dura há anos", o presidente da AEPV fez uma primeira denúncia num artigo assinado na revista da associação, em abril de 2017, altura em que deu conta dos "problemas para o trânsito", numa altura em que a situação ganhara novos contornos, depois de as câmaras vizinhas de Esposende e de Barcelos "terem proibido a venda à face da estrada".

A resposta da câmara da Póvoa de Varzim, município a quem pertence o troço da EN13 onde decorre a venda ambulante, surgiu então sob a forma de sensibilização e, contou o responsável da AEPV, "alguns acederam a passar da rua para lojas, legalizando a sua atividade".

"O problema foi que vieram outros para ocupar esses lugares vagos junto à estrada e não houve o cuidado de os impedir que se instalassem", denunciou Gomes Alves.

Do conjunto de denúncias feitas pelo empresário poveiro, faz também parte o facto de à "muita venda ilegal de produtos", juntar-se a "ausência de controlo sanitário", traduzindo-se hoje num "problema de saúde pública".

Questionado sobre quem deveria intervir para por fim à situação, Gomes Alves respondeu: "bastaria a Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) lá passar ou à Autoridade Tributária perguntar-lhes pela faturação".

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.