Papa envia mensagem de consolo e ânimo à Grécia e ao Laos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Roma, 24 jul (Lusa) -- O papa Francisco ofereceu hoje consolo às vítimas e enviou uma mensagem de ânimo a quem participa nas operações de resgate nos incêndios florestais da Grécia e no colapso de uma barragem hidroelétrica no Laos.

Num telegrama enviado às autoridades eclesiásticas e civis da Grécia, Francisco expressou a sua "profunda tristeza" pela tragédia e a sua "sincera solidariedade a todos os afetados".

Além disso, deu alento às autoridades civis e aos grupos de emergência, que continuam os seus esforços de resgate.

Os incêndios ocorridos em diferentes localidades ao redor de Atenas provocaram pelo menos 60 mortos e 172 feridos, alguns em estado crítico, de acordo com os últimos dados da Proteção Civil grega.

O papa também enviou um telegrama de pêsames e de "sincera solidariedade a todos os afetados pelo desastre" no Laos.

"Sua Santidade ora especialmente pelo repouso dos defuntos, a cura dos feridos e encorajou a todos que choram a perda de seus próximos e que temem pelas vidas daqueles que ainda estão desaparecidos", lê-se na mensagem.

Também neste telegrama "encorajou as autoridades civis e todas as pessoas envolvidas nos esforços de busca e salvamento e a quem ajuda as vítimas desta tragédia".

Várias pessoas morreram, centenas estão desaparecidas e 6.600 ficaram sem casa depois do colapso da barragem hidroelétrica de Xepian-Xe Nam Noy, na província de Attapeu, a cerca de 550 quilómetros a sul do Vietname.

CSR // FPA

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.