Avós de Penafiel vão experimentar carros antigos para lembrar a juventude

| Norte
Porto Canal com Lusa

Penafiel, Porto, 23 jul (Lusa) - Os milhares de avós que na quinta-feira vão participar em Penafiel nas comemorações do Dia Nacional dos Avós poderão dar uma volta num carro clássico e assim recordar a juventude, anunciou hoje a organização.

Segundo a autarquia de Penafiel, são esperados mais de 6.000 avós, a maioria do concelho de Penafiel, mas também de outros municípios, para um dia recheado de atividades de lazer, destacando-se os mais de 40 modelos de automóveis clássicos à disposição dos participantes.

Para os apreciadores, estarão carros de vários modelos, os mais antigos da década de 30 e os mais recentes da década de 80 do século passado.

As atividades vão decorrer, como habitualmente naquele dia, no parque da cidade.

"Celebrar o dia dos avós é um dever e um orgulho, estamos a falar de honrar gerações que nos antecederam e com quem aprendemos muitos dos nossos valores de hoje", comentou o presidente Antonino Sousa, em declarações à Lusa.

Além do "enorme" piquenique, pensado no convívio entre avós e netos, e da missa campal celebrada pelo bispo do Porto, aguardam-se com expectativa os momentos destinados às histórias contadas pelos mais velhos.

"Alguns avós vão transformar-se em contadores de histórias e partilhar com os mais novos as memórias de antigamente, tradições ou lendas que foram passando de geração em geração", realçou o chefe do executivo, antevendo muita animação ao longo do dia.

Nas comemorações vai estar presente o avô mais velho do concelho, atualmente com 105 anos, ao qual vai ser dada a honra de partir um bolo com tantos metros de comprimento quantos a sua idade.

Ao longo do dia, não faltarão outras atividades para avós e netos, incluindo atuações musicais para todos os gostos, momentos de dança, atividades desportivas e jogos tradicionais, fazendo lembrar as brincadeiras de infância dos anciãos de Penafiel.

O Dia Nacional dos Avós foi criado em 2003, vários anos depois de Ana Elisa Couto, uma munícipe de Penafiel, já falecida, ter iniciado contactos com as entidades políticas nacionais no sentido de oficializar aquela data.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.