Câmara do Porto cede prédio a associação, com dúvidas do PS, CDU e BE

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 28 jan (Lusa) - A Assembleia Municipal do Porto aprovou, sem votos contra, mas com dúvidas do PS, CDU e BE, a cedência de um prédio à ADAPTABLE - Associação para a Integração e Valorização das Pessoas com Pessoas com Necessidades Especiais.

Numa sessão dominada pela resignação surpresa do presidente da Assembleia, Daniel Bessa, que invocou "motivos pessoais" para a sua decisão, foi a deputada Amarante Abramovici, do BE, quem primeiro abordou aquela proposta, questionando "a generosidade" da Câmara com a associação.

O PS e a CDU notaram que a proposta diz que será dada "especial atenção" a pessoas com menores rendimentos e que um documento anexo refere que o público alvo é a "classe alta e média alta".

A deputada Sara Santos, da CDU, observou também que a ADAPTABLE é uma associação "sem fins lucrativos", mas que ambiciona lançar "um modelo de negócio em parceria com um grupo solidamente instalado e reconhecido no setor do pronto a vestir".

"Trata-se de uma associação ou de uma empresa?", perguntou Sara Santos.

A ADAPTABLE aposta na "adaptação de produtos e serviços disponíveis para o mercado em geral", tornando-os inclusivos.

Um dos produtos apontados é o vestuário, na ótica da sua adaptação às pessoas com necessidades especiais.

O socialista Gustavo Pimenta disse querer, por isso, "obter alguns esclarecimentos" e realçou que o projeto daquela associação era para ser instalado num espaço situado na Rua da Restauração, mas, "afinal", vai para as antigas instalações da empresa Estradas de Portugal, noutro ponto da cidade.

Gustavo Pimenta quis saber também "quem são os associados" e qual é o pacto social dessa associação.

O deputado do PSD Francisco Carrapatoso exprimiu a "simpatia" do seu partido com o projeto daquela associação, mas referiu também que o prédio que vai ser cedido é "muito grande" e que por isso podia acolher mais do que uma entidade.

Os deputados municipais aprovaram a cedência daquele prédio só na segunda-feira, mas a ADAPTABLE já antes dava a respetiva morada como sua.

O presidente da Câmara, Rui Moreira, explicou que a associação fez isso devido a "uma legítima expetativa" e esclareceu que "o que está lá é um matagal".

A associação compromete-se realizar obras de cerca 120 mil euros no prédio, pagando 100 euros por mês à Câmara Municipal.

AYM // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.