Douro deverá produzir 230 mil pipas com quebras devido à pressão do míldio

| Norte
Porto Canal com Lusa

O Douro deverá produzir cerca de 230 mil pipas nesta vindima, um valor inferior ao inicialmente estimado e justificado pela pressão de algumas doenças na vinha, com destaque para o míldio, revelou a associação de viticultura duriense.

Atualizado 25-07-2018 12:09

A diretora-geral da Associação de Desenvolvimento da Viticultura Duriense (ADVID), Rosa Amador, disse hoje aos jornalistas que "tudo indica" que a produção de vinho na Região Demarcada do Douro "deverá rondar ou até ser inferior à colheita declarada no ano passado", que foi de 232 mil pipas.

Um valor que, a concretizar-se, será também inferior à previsão do potencial de colheita à floração e que apontava para uma produção entre as 254 mil pipas e as 273 mil pipas. As previsões da ADVID são baseadas no método de pólen e, por isso, não têm em consideração os fatores pós-florais, que podem alterar o potencial de colheita.

"O que está a acontecer é que o míldio ainda está ativo, portanto o que nos leva a concluir que as previsões que obtivemos com o método de pólen não se vão concretizar", explicou Rosa Amador.

A situação não é igual em todo o Douro nem é comparável com anos anteriores. Em algumas regiões, as vinhas estão completamente sãs e, em outras, as videiras estão já amareladas, aparentando estar queimadas.

"A pressão do míldio está a ser muito grande. As condições climáticas, com muita humidade no solo, levaram a uma expansão vegetativa muito rápida, o que faz com que não haja tempo para entrar na vinha para fazer os tratamentos", salientou a responsável.

Este está a ser, segundo Rosa Amador, um "ano complemente fora do normal".

Os meses de junho e julho foram chuvosos, criando condições para a propagação do míldio, um fungo que pode infetar todos os órgãos verdes da planta -- folhas, cachos e pâmpanos.

Rosa Amador disse ainda que se espera uma colheita "de qualidade". "A história diz-nos que os anos de míldio são anos de 'vintage'", referiu.

A ADVID advertiu que o resultado final da próxima vindima vai depender das condições climáticas que se registarem até setembro.

Este ano, a vindima deverá começar com um atraso de cerca de dez dias comparativamente com a média da região e cerca de três semanas comparativamente com 2017, ano em que, por causa da seca, a colheita começou em agosto.

As previsões de vindima são um dos parâmetros avaliados pelo conselho interprofissional do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) para definir o benefício, ou seja, a quantidade de mosto que cada produtor pode transformar em vinho do Porto e que, este ano, se fixou nas 116 mil pipas.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.