Deputados do PSD que são dirigentes dos TSD saúdam abstensão do seu partido

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 jul (Lusa) - Três deputados do PSD saudaram hoje o seu grupo parlamentar por ter viabilizado, com a sua abstensão, a proposta de lei do Governo que vai alterar várias matérias do Código do Trabalho em resultado de um acordo de concertação social.

O deputado Pedro Roque, que é simultaneamente Secretário-Geral dos Trabalhadores Social Democratas (TSD), e as deputadas Maria das Mercês Borges e Carla Barros, também dirigentes dos TSD, apresentaram uma declaração de voto a saudar a sua bancada parlamentar por ter votado de modo a viabilizar o diploma que vai pôr em prática o acordo tripartido assinado há um mês.

"O PSD é o fundador da Concertação Social em Portugal e deve, em todas as circunstâncias, ser um seu intransigente defensor. Ora, consubstanciando a Proposta de Lei suprarreferida o Acordo de Concertação Social, o sentido de voto expresso na generalidade é perfeitamente consentâneo com os pergaminhos do Partido e alinhado com o interesse nacional", diz a declaração.

Os deputados consideraram que as alterações propostas "são equilibradas e mantêm o essencial da reforma do Código do Trabalho resultante do Compromisso Tripartido para a Competitividade e o Emprego (assinado em sede de Concertação Social em janeiro de 2012)", com o Governo PSD/CDS.

"Todavia, não podem os deputados signatários deixar de mostrar a sua preocupação face a sinais inquietantes, dados pelo Grupo Parlamentar do Partido Socialista, relativamente à sorte desta Proposta de Lei (e consequentemente do Acordo recém firmado) na fase de especialidade subsequente", afirmaram.

Os três parlamentares consideraram que "eventuais alterações que ponham em causa a matriz agora aprovada na generalidade é ferir de morte a Concertação Social e a confiança entre Parceiros que deve estar sempre na base da negociação estruturada que aí se gera".

"Tememos que as propostas da esquerda radical que não constam deste Acordo e que visam reverter por completo o atual Código do Trabalho (em nome de uma vetusta e viciosa Luta de Classes) afastando a nossa legislação laboral das boas práticas vigentes nos países da OCDE e comprometendo o crescimento económico, o caminho da recuperação dos níveis de emprego e a redução do desemprego, possam vir a obter vencimento na fase da especialidade e com o apoio do Partido Socialista", afirmaram na declaração de voto.

A proposta de lei n.º136/XIII do Governo foi hoje aprovada na generalidade com os votos favoráveis do PS e as abstenções do PSD, CDS e PAN.

RRA// ATR

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.