Município de Vila Flor lança programa de prevenção do 'bullying' nas escolas
Porto Canal / Agências
Vila Flor, Bragança, 27 jan (Lusa) -- O município de Vila Flor, no distrito de Bragança, iniciou hoje um programa de prevenção do 'bullying' para ajudar as crianças a lidar com o problema e identificar possíveis vítimas.
As sessões vão decorrer nas diversas escolas com alunos do primeiro ciclo do concelho até ao dia 14 de fevereiro e estão a cargo do gabinete de psicologia do município, no âmbito da Unidade Móvel de Saúde, que tem como parceiros a autarquia, Santa Casa da Misericórdia e Centro de Saúde.
O propósito da iniciativa é a prevenção de situações de violência física ou psicologia de alunos sobre colegas e sinalizar eventuais casos existentes nas escolas do concelho, como explicou à Lusa a psicóloga Carla Santos.
Esta profissional dirigiu hoje a primeira sessão na escola de Seixo de Manhoses, que consistiu, segundo contou, na apresentação de uma história que retrata uma situação de bullying e que foi depois recriada pelas crianças.
"Cada um recria uma personagem e, a seguir, identificam o sentimento de cada uma delas", explicou.
A iniciativa contempla ainda a afixação na sala de aula de frases alusivas à temática e uma ficha para os professores trabalharem, posteriormente, com as crianças e na qual "poderão contar possíveis situações delas ou de colegas".
O objetivo deste programa junto dos mais novos é "ajudar a criança a lidar com este problema" e contribuir para "desenvolver estratégias de cooperação e aceitação nos grupos de crianças de várias idades".
Ao longo de todas as sessões, "a equipa pretende trabalhar os sentimentos, as formas de responder a um bully (aquele que pratica a violência), assim como a melhor forma de ajudar alguém que seja vítima".
Carla Santos adiantou ainda que é intenção dos promotores alargar o projeto "mais tarde" a pais e professores com o apoio do Centro de saúde.
HFI // JGJ
Lusa/fim