Câmara de Coimbra estuda ligação da Baixa à Universidade pelo Jardim Botânico

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 27 jan (Lusa) -- O presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, revelou hoje que a autarquia está a estudar a possibilidade de ligar a Baixa da cidade ao Polo I da Universidade através do Jardim Botânico.

A Câmara de Coimbra "está a estudar com o Jardim Botânico" da Universidade de Coimbra (UC) a "abertura de uma ligação entre a zona ribeirinha" do Parque Manuel Braga e a zona histórica (Polo I) da Universidade, através do interior daquele jardim, anunciou hoje, durante a reunião quinzenal do executivo municipal, Manuel Machado.

Trata-se de recuperar um projeto do Programa Polis (plano que visou promover "intervenções nas vertentes urbanística e ambiental, por forma a promover a qualidade de vida nas cidades, melhorando a atratividade e competitividade dos polos urbanos"), mas que "foi abandonado", sublinhou o autarca, adiantando que a Câmara está empenhada em recuperar o plano.

Esta ligação também assume importância no plano turístico, pois permite a aproximação do Museu da Água, instalado no Parque Manuel Braga, ao Jardim Botânico, onde ainda existe a primeira cisterna de armazenamento de água para abastecimento da cidade, salientou.

A instalação de um sistema funicular, de elevadores ou outro meio mecânico de transporte de pessoas "está a ser estudada" pela Câmara, em conjunto com o Jardim Botânico e a associação Ruas (entidade criada no âmbito da candidatura e classificação da Universidade de Coimbra Alta e Sofia como Património da Humanidade), disse o presidente da Câmara, instado pelos jornalistas, à margem da reunião do executivo municipal.

A Câmara de Coimbra "já está em conversações" com a EDP no sentido de libertar uma pequena área de terreno para afetar a este projeto, adiantou o autarca.

JEF // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".