João Semedo: Foi um choque a notícia da sua morte, deixa uma boa saudade -- Marcelo

| Política
Porto Canal com Lusa

Santa Maria, Cabo Verde, 17 jul (Lusa) - O Presidente da República afirmou hoje que a notícia da morte de João Semedo "foi um choque", pelas suas qualidades enquanto pessoa e enquanto político, e que o ex-coordenador do Bloco de Esquerda "deixa uma boa saudade".

Marcelo Rebelo de Sousa - que hoje de manhã divulgou uma nota de pesar sobre a morte de João Semedo - falava aos jornalistas num hotel em Santa Maria, na ilha do Sal, Cabo Verde, onde à tarde terá início a XII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

"Já se sabia do agravamento nos últimos dias, tinham-me chegado notícias disso e de que poderia ser a qualquer momento, mas é sempre um choque. É um choque, enquanto político e enquanto pessoa", declarou o chefe de Estado.

"Mas, deixa muita saudade e uma boa saudade", acrescentou.

O Presidente da República descreveu João Semedo como alguém que "foi notável enquanto político, pelas causas que abraçou e pelas quais lutou, sobretudo no domínio da saúde", destacando a proposta recente de Lei de Bases da Saúde e a eutanásia.

"Tudo o que era saúde o preocupava muito", disse.

Como pessoa, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que João Semedo "reunia qualidades intelectuais, de facto, excecionais" e tinha "uma bondade, uma maneira de se dar, um calor humano que permaneceram ao longo de toda a sua vida".

O médico João Semedo, antigo militante comunista e ex-deputado do Bloco de Esquerda (BE), morreu esta madrugada, aos 67 anos, vítima de cancro.

O chefe de Estado lembrou que o recebeu no Palácio de Belém este ano por causa da eutanásia, em conjunto com o vice-presidente da Assembleia da República e deputado do BE José Manuel Pureza.

"E, apesar da sua fragilidade, de facto, continuava a ser a mesma pessoa que sempre tinha sido. Portanto, é um choque, então à distância", reforçou.

Marcelo Rebelo de Sousa referiu que já apresentou os seus sentimentos à família de João Semedo e à coordenadora do BE, Catarina Martins, "e a alguns outros companheiros de percurso".

IEL // VAM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.