Área Metropolitana do Porto discute na quarta-feira acordo de descentralização

| Política
Porto Canal com Lusa

Porto, 10 jul (Lusa) -- A Área Metropolitana do Porto (AMP) vai reunir-se na próxima quarta-feira para discutir o acordo fechado entre a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e o Governo sobre descentralização.

O anúnciou foi feito pelo presidente da Câmara Municipal do Porto, o independente Rui Moreira, durante a Assembleia Municipal do Porto, na segunda-feira à noite.

Ao ser questionado pela CDU sobre a anunciada saída do Porto da ANMP, Rui Moreira adiantou não se conformar "de forma alguma" com o acordo. "Se a Associação Nacional de Municípios Portugueses está a fazer fretes, fará fretes sem a nossa participação", sublinhou.

O autarca garantiu que "se nada voltar atrás" irá propor, em reunião do executivo camarário, uma "tomada de posição" em relação à ANMP.

"A associação fez o seu negócio com o Governo e só depois (...) se lembrou que tem municípios associados, mandando os documentos três dias antes para nós analisarmos", criticou.

Moreira indicou que a ANMP concordou com o projeto de descentralização sem, antes, ouvir os municípios, algo que não disse considerar correto.

O Porto participou em várias reuniões de descentralização onde foram apresentados um conjunto de dossiês, lembrou o responsável, e sublinhou que o projeto não contempla alguns desses temas.

"Não nos interessa fazer parte de uma associação que nas costas dos municípios faz acordos", reiterou.

Para o deputado comunista Rui Sá, "não resta ao Porto outra posição senão manifestar a sua discordância", e disse estar "disponível para apoiar as diligências que venham a ser efetuadas para a ANMP inverter a sua posição".

"Não nos parece aceitável que sejam transferidas competências sem o acompanhamento dos meios necessários para que os municípios possam desempenhar essas funções", entendeu.

Rui Sá disse não estar de acordo com a saída do Porto da ANMP, apesar de ser importante "fazer-se ouvir" nesta matéria.

Também por considerar que abandonar a associação não será a resposta adequada, Pedro Braga de Carvalho, do PS, questionou se não haverá possibilidade institucional para serem colocadas questões nos plenários da associação.

"Em que medida acha que o Porto fica melhor servido, saindo da associação do que ali se manter e discutir o funcionamento da mesma", perguntou.

A deputada do BE Susana Constante Pereira considerou precipitada a decisão de sair da ANMP e salientou a importância do assunto: "Falar de descentralização é falar do que são as funções do Estado", afirmou.

O social-democrata Francisco Carrapatoso não manifestou opinião, mas entendeu que o debate deve ser feito "mais tarde" com outros dados e outros conhecimentos de causa.

Já André Noronha, eleito pelo movimento independente de Rui Moreira, sustentou não ser razoável que a ANMP envie o documento aos municípios só depois de o remeter para o Governo.

"É uma desconsideração, não se faz", disse.

SYF // FST/EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.