Passos garante que Portugal não vai ter milagre económico em Maio

Passos garante que Portugal não vai ter milagre económico em Maio
| Política
Porto Canal

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, advertiu hoje que o país não terá "um milagre económico" quando sair do programa de ajustamento financeiro e disse que lutará para garantir a governabilidade e estabilidade.

"Sabemos que não teremos um milagre económico em maio deste ano. Que quando fecharmos o período de assistência económica e financeira ainda teremos desafios muito importantes para enfrentar, seja ao nível do desemprego, seja ao nível da coesão social, coesão territorial e recuperação económica", afirmou, dizendo que o objetivo é "fechar um tempo de crise e iniciar um tempo de recuperação".

Pedro Passos Coelho falava na sede do PSD, em Lisboa, após terem sido anunciados os resultados das eleições diretas, que venceu, sem adversários, com cerca 88 por cento dos votos, quando faltavam apurar 32 secções.

Manifestando "redobrado ânimo", Passos Coelho disse que se comprometeu perante os militantes do PSD, durante a campanha interna, a lutar "neste novo ciclo político para garantir condições de governabilidade para Portugal e de continuação do caminho de recuperação".

Segundo o primeiro-ministro, o Governo está "a chegar aos objetivos a que se propôs".

"O PSD prosseguirá o seu papel de partido que é, nestes 40 anos de democracia, de referência, da estabilidade política em Portugal e ao mesmo tempo da mudança necessária para que o país possa progredir e atingir níveis de prosperidade mais elevados", disse.

Pedro Passos Coelho defendeu que aquele objetivo "exige dos partidos", e "do PSD à cabeça, um esforço maior de responsabilidade política, de transparência política e de mobilização da sociedade".

"Os governos não podem prosseguir as mudanças sozinhos, os partidos não podem estar isolados da sociedade", considerou.

Questionado pelos jornalistas sobre se mantém a afirmação "que se lixem as eleições", que proferiu em julho de 2012, numa altura em que se aproxima as eleições europeias, Passos Coelho respondeu que o Governo irá "manter o rumo que traçou".

"O Governo não deixará de fazer aquilo que tem de fazer por pensar nas eleições e acho que essa é a melhor condição para as disputar", disse.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.