Médico que operou Falcao diz que jogador tem "50% de possibilidade de ir ao Mundial"

| Desporto
Porto Canal / Agências

Porto, 24 jan (Lusa) - O médico que operou hoje o futebolista colombiano Radamel Falcao, no Porto, afirmou que acredita que o jogador "tem 50% de probabilidades de recuperar a tempo do Mundial".

José Carlos Noronha, o cirurgião ortopedista que operou esta amanhã o jogador do AS Mónaco a uma lesão no ligamento anterior cruzado do joelho esquerdo, admitiu que nos cinco meses que Falcao ainda tem para recuperar, tudo pode acontecer.

"O que reduz a minha Fé com letra maiúscula são os cinco meses, mas tenho fé, com letra minúscula, que pode ir ao Mundial. Há reais possibilidades disso suceder. É difícil avançar com uma percentagem. Mas atendendo aos cinco meses de recuperação que ainda tem pela frente, à qualidade do atleta e ao trabalho de fisioterapia que vai fazer arrisco, com algum exagero, é certo, em 50% de possibilidade de recuperar a tempo do Mundial", disse o médico em conferência de imprensa após a cirurgia.

O médico garantiu ainda que essa esperança se prolonga para o jogador que, conforme afirmou, ser "extraordinário", admitindo que "até tiveram que lhe pôr um travão".

"Depende do ato cirúrgico e também da recuperação, da forma como reagirá o corpo do atleta e, acima de tudo, da determinação, e essa é muito grande. Ele está muito confiante", disse ainda.

José Carlos Noronha explicou que vai ser feita uma nova avaliação ao joelho daqui a cerca de dois meses e meio e, nessa altura, poderá ser dada uma resposta mais fiável em relação à presença de Radamel Falcao no Mundial de 2014, no Brasil.

"Daqui a mais ou menos três meses já teremos condições para fazer uma avaliação mais concreta", disse.

O cirurgião esclareceu que o estado de espírito de Falcao antes da operação era bastante descontraído, explicando ainda que "a cirurgia acabou por começar um bocado depois do previsto uma vez que o jogador quis tirar fotografias e fazer um vídeo para colocar nas redes sociais".

Durante a manhã chegaram ao hospital para visitar o jogador Jorge Mendes, agente FIFA que representa o colombiano, e o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.

O jogador sai do hospital na próxima segunda-feira e a partir de domingo já começa a fazer fisioterapia.

JYA/AYSA // NF

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

De António Nicolau de Almeida a André Villas-Boas. 130 anos de história dos presidentes do FC Porto

Ao ser eleito presidente do FC Porto, André Villas-Boas tornou-se o sucessor de 31 homens que, desde 1893, transformaram uma sociedade de amigos ricos que se juntavam para praticar futebol numa potência desportiva internacional. Foram muitos os que deram contributos decisivos para o avanço do clube, mas nenhum se distingue mais do que Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder mais longevo e titulado da história do desporto mundial.

FC Porto: Resultados do fim de semana

Equipas de futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, voleibol, natação e de boxe representaram o clube

FC Porto (Sub-15): Oito dragões chamados à seleção nacional

O FC Porto tem oito representantes na convocatória da seleção lusa de sub-15 para o 6º Torneio Internacional Vlatko Markovic, que vai decorrer na Croácia de 12 a 20 de maio.