Teatro Municipal do Porto com 11 estreias nacionais de setembro a fevereiro de 2019

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 28 jun (Lusa) -- O Teatro Municipal do Porto (TMP) contará com 11 estreias nacionais, entre um total de 63 espetáculos, entre setembro deste ano e fevereiro de 2019, num total de 120 récitas, foi hoje anunciado.

Na apresentação da programação para o Teatro Rivoli e o Teatro Campo Alegre, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, que assumiu o pelouro da Cultura, destacou a programação "intensa e vibrante" do TMP, com o diretor, Tiago Guedes, a reforçar as "mudanças significativas na periodicidade" dos lançamentos de novas programações, com duas agendas em vez de três, e uma mudança gráfica para as agendas e outros materiais promocionais.

No arranque do programa 2018/2019, estão 20 espetáculos de companhias e estruturas da cidade, das quais 13 são coproduções do Teatro Municipal, que, ao longo da temporada, soma um total de 21 peças em parceria.

A nova temporada arranca com três coreografias de Tânia Carvalho, pela Companhia Nacional de Bailado, com "Olhos Caídos", "A Tecedura do Caos" e a nova produção "S", de 21 a 23 de setembro.

A primeira estreia nacional anunciada é "The Waves", uma peça para seis bailarinos e dois percussionistas, do francês Noé Soulier, que já apresentou no Porto "Faits et Gestes", no Festival DDD -- Dias da Dança de 2017. As récitas estão marcadas para 28 e 29 de setembro, no Teatro Campo Alegre, em coprodução com o TMP.

Ainda em setembro, a companhia Público Reservado apresenta, em estreia, a peça "Estava em casa e esperava que a chuva viesse", do dramaturgo francês Jean-Luc Lagarce, numa nova encenação de Renata Portas, que trabalha sobre "a experiência da perda e da reinvenção da memória". É apresentada nos dias 22 e 23 de setembro, no Teatro Campo Alegre.

De 03 a 05 de outubro, o Campo Alegre recebe "Do Bosque para o Mundo", peça para famílias de Miguel Fragata e Inês Barahona, escolhida para abrir o Festival de Avignon, em França, a decorrer de 06 a 13 de julho, num espetáculo que pergunta: "Será possível explicar a crise os refugiados às crianças?"

"Do Bosque para o Mundo" parte da história de um rapaz afegão de 12 anos enviado para a Europa.

No dia 04 de outubro, os gregos Blitz Theatre Group estreiam-se no Porto com a estreia nacional "Late Night", uma "valsa surreal sobre as ruínas da Europa", enquanto Né Barros olha para "Revoluções" e para os 50 anos do Maio de 1968, a 16 de novembro, noutra das estreias da nova agenda.

O Rivoli e o Campo Alegre serão, de novo, a 'casa' do Festival Internacional de Marionetas do Porto, de 13 a 20 de outubro, que inclui uma programação nacional e internacional cuja 28.ª edição vai ainda assinalar o 30.º aniversário do Teatro de Marionetas, e o 15.º da Limite Zero.

A 26 e 27 de outubro, o Palácio da Bolsa recebe a produção francesa e espanhola "Romances Inciertos -- Un Autre Orlando", de François Chaignaud e Nino Laisné, uma obra que é, "ao mesmo tempo, um concerto e um recital" numa "reminiscência da chamada 'ópera-ballet'", com a quinta edição do Fórum do Futuro, dedicado à "manifestação da Antiguidade na cultura contemporânea", marcada para 04 a 10 de novembro.

O bailarino Marco da Silva Ferreira, artista associado do TMP para a temporada 2017/18, que agora finda, e 2018/19, apresenta em estreia "Bisonte", a 11 e 12 de janeiro no Teatro Campo Alegre, antes de, a 19 e 20, o Rivoli assinalar o 87.º aniversário do teatro com a já habitual festa de entrada gratuita, que inclui uma programação específica e multidisciplinar.

Além da dança, do teatro e da música, com esta última a continuar no ciclo Understage, também o novo circo marca presença no novo quadro do TMP, com a estreia nacional de "Grande", dos franceses Tsirihaka Harrivel e Vimala Pons, a 23 e 24 de novembro.

O dramaturgo francês Mohamed El-Khatib apresenta o díptico "Finir en Beauté" e "C'est La Vie", sobre os últimos de anos de vida da mãe, no primeiro caso, e o "vazio de difícil descrição para aqueles que perderam um filho", no segundo, a 06 e 07 de dezembro.

Martim Pedroso estreia "Boudoir", no Campo Alegre, onde fica de 02 a 04 de novembro, já depois de Salva Sanchis e Anne Teresa de Keersmaeker mostrarem, em estreia nacional, "A Love Supreme", uma coreografia focada na improvisação que parte do álbum homónimo do saxofonista John Coltrane, no primeiro e segundo dias de novembro, no Rivoli.

Dorothée Munyaneza, nascida no Ruanda, volta a olhar para a história do seu país e da guerra, com "Unwanted", em estreia nacional, a 01 de fevereiro, cruzando música, teatro e dança e partindo de entrevistas com mulheres que foram violadas em tempo de guerra, "feridas pelas circunstâncias de uma vida que não planearam".

Entre outros destaques, a programação inclui ainda o Foco Famílias, de 13 a 16 de dezembro, assim como duas peças seminais da dança pós-moderna, "Dance" e "Set and Reset/Reset", pelo Ballet da Ópera de Lyon, a 15 e 16 de fevereiro, além de vários programas em parceria e festivais, como o Fantasporto, o Queer Porto ou o Porto/Post/Doc, entre outros.

Segundo Rui Moreira, o investimento na programação de setembro a fevereiro "será de aproximadamente 575 mil euros", sendo que o TMP conta fechar 2018 com "121 espetáculos" apresentados, "32 internacionais e 43 coproduções".

A programação completa da nova temporada a ser apresentada numa festa de lançamento marcada para 06 de setembro.

SIYF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Colisão entre três veículos provoca um ferido com 70 anos em Santa Maria da Feira

Uma colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, provocou um ferido que foi assistido no local. A via está parcialmente obstruída.

Cancelada procissão do enterro da Semana Santa de Braga devido ao mau tempo

O último cortejo da Semana Santa de Braga, a Procissão do Enterro do Senhor, estava agendada para esta sexta-feira à noite mas foi cancelada devido às condições meteorológicas desfavoráveis, avança o JN.

Quatro feridos na colisão entre três veículos em Santa Maria da Feira

A colisão entre três veículos ligeiros na Estrada Nacional 1, em Santa Maria da Feira, próximo da antiga discoteca Big Cansil, que aconteceu na manhã desta sexta-feira, provocou quatro feridos ligeiros, adiantaram elementos dos bombeiros no local. A via esteve cortada ao trânsito temporariamente, mas já se encontra aberta e a situação regularizada.