Duas comissões vão rever sistema de proteção das crianças em risco e regime da adopção

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 24 jan (Lusa) -- O sistema de promoção e proteção das crianças e jovens em risco e o regime jurídico da adoção vão ser revistos por duas comissões, compostas por especialistas e representantes do Estado, cuja constituição foi publicada hoje em Diário da República.

No despacho publicado hoje, o Governo afirma que, "apesar dos esforços realizados, continuam a verificar-se, em vários dos seus segmentos, sérias dificuldades na concretização" do sistema, "o que ainda fragiliza a proteção das crianças".

Para melhorar o sistema de proteção das crianças e jovens em perigo, o Governo decidiu "intensificar a participação de todas as entidades e personalidades relevantes".

Determinou ainda a abertura do debate tendente à revisão do sistema de promoção e proteção das crianças e jovens em perigo e do regime jurídico da adoção.

As comissões são integradas por representantes dos ministérios da Administração Interna, da Saúde, da Educação e Ciência e da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e por "entidades com intervenção de reconhecido mérito na área da infância e juventude".

Uma das comissões será coordenada pelo procurador-geral adjunto Francisco Maia Neto e a outra pela procuradora-geral adjunta Lucília Gago.

As comissões, no âmbito da sua missão, podem proceder à audição de entidades ou personalidades de reconhecido mérito na área, refere o despacho, que entra em vigor no sábado.

Segundo fonte governamental, os prazos para apresentação de relatórios com conclusões e projetos de alteração aos diplomas serão determinados nas primeiras reuniões das comissões agora constituídas por despacho.

A criação destas duas comissões foi decidida através de uma Resolução do Conselho de Ministros de 11 de junho de 2013.

O Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social assegurará o apoio administrativo e caso se justifique, poderá disponibilizar instalações para a realização de reuniões das comissões.

Em 2013, o ministro Solidariedade, Emprego e Segurança Social explicou que as duas comissões iriam funcionar sem qualquer remuneração, ajudas de custo ou senhas de presença.

Mota Soares disse ainda que as duas estruturas irão ajudar a concretizar a revisão do atual sistema de proteção de crianças e jovens e defendeu que tanto a atual lei de proteção das crianças e jovens em risco, como a legislação que levou à criação da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens deverão ser atualizadas, já que, decorridos mais de dez anos sobre a sua aprovação, "e perante novos fenómenos e novas problemáticas, os mecanismos previstos na lei deverão adequar-se".

A esse propósito, o Governo vai ainda propor a revisão da organização tutelar de menores.

A definição dos tempos de afetação dos elementos das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, a reformulação do papel dos representantes que delas fazem parte e a unificação da aplicação informática usada nos processos são algumas das questões que deverão ser revistas assim como o reforço dos mecanismos da adoção internacional e a reativação da intervenção do Observatório da Adoção.

HN // GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

Arquitetos querem salário de 1300 euros à entrada da profissão

O SINTARQ - Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura convocou esta terça-feira todos os profissionais para discutir e aprovar as primeiras tabelas salariais para o setor da arquitetura, nomeadamente a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão.