BE pede coragem para instituir a saúde como um direito e não como um negócio

BE pede coragem para instituir a saúde como um direito e não como um negócio
| Política
Porto Canal com Lusa

O BE defendeu hoje, quando se discute uma nova Lei de Bases da Saúde no parlamento, que este é o momento para "ter coragem" e "instituir a saúde como um direito" e não como um negócio.

Na abertura do debate potestativo do BE sobre a nova Lei de Bases da Saúde, o deputado bloquista Moisés Ferreira considerou que apesar dos "ganhos inquestionáveis" que trouxe ao país o Serviço Nacional de Saúde (SNS), este "teve sempre os seus inimigos", voltando-se para PSD e CDS, que votaram contra a sua criação e aprovaram, em 1990, uma Lei de Bases que "foi um ajuste de contas com o 25 de Abril".

"O Bloco de Esquerda lança o repto: este é o momento para ter coragem. É tempo de instituir a Saúde como um direito e fechar a porta aos que querem fazer da saúde um negócio", apelou.

De acordo com Moisés Ferreira, "enquanto a saúde for um negócio" e "enquanto o que estiver no centro da política de saúde for o interesse de meia dúzia de grupos que parasitam o orçamento público, os utentes ficarão sempre prejudicados".

Segundo o deputado do BE, "não vale a pena puxar do argumento estafado de que não há dinheiro".

"Se não falta dinheiro para acorrer a bancos ou para sustentar o negócio dos grupos económicos na saúde, então, por maioria de razão, não poderá faltar dinheiro para construir um SNS que garanta todos os cuidados de saúde a todas as pessoas", defendeu.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.