Inundações, quedas de árvores e arrastamento de terras em Vila Real

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Real, 21 jun (Lusa) -- A chuva intensa provocou várias ocorrências desde inundações de edifícios, estradas, quedas de árvores e falhas de eletricidade um pouco por todo o distrito de de Vila Real, disse à agência Lusa fonte da proteção civil.

Ao final da tarde de hoje, o distrito de Vila Real foi atingido por uma trovoada, acompanhada de precipitação muito intensa, que caiu num curto espaço de tempo.

O comandante distrital de operações de socorro, Álvaro Ribeiro, referiu que "um elevado número de operacionais" está envolvido nas ações de limpeza de estradas, devido à chuva forte, ao arrastamento de terras e quedas de árvores, e ainda de desentupimento de sarjetas e pequenas inundações em edifícios.

Foram contabilizadas ocorrências em vários concelhos do distrito, nomeadamente a norte, em Montalegre, onde a trovoada e precipitação começaram ao final da tarde, ainda Chaves, Vila Real, Alijó, Sabrosa e Peso da Régua.

Na cidade de Vila Real há registos de inundações na Avenida Primeiro de Maio e ainda na zona industrial, onde alguns carros ficaram parcialmente submersos, e verificou-se também uma falha de energia devido à inundação de um posto de transformação.

Álvaro Ribeiro disse que não é possível, para já, contabilizar o número de ocorrências, até porque os "telefones estão permanentemente a tocar".

Carlos Pereira, comandante dos bombeiros do Pinhão, concelho de Alijó, disse que se verificaram inundações num hotel e num bar, junto ao cais fluvial desta vila, e que a chuva intensa provocou o arrastamento de terras para a zona da ponte rodoviária sobre o rio Douro e da linha de ferro.

Os bombeiros do Pinhão já se encontram nas operações de limpeza e contam com o reforço de equipas de voluntários de Alijó e de Favaios.

Também em Alijó, devido ao mau tempo, foi cancelado o concerto no âmbito da iniciativa "Quintas à Noite", que seria dado pela Orquestra Juvenil de São Mamede de Ribatua, e que estava previsto para esta noite.

PLI // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.