Universidade de Vila Real dá formação a jornalistas sobre conflitos armados

| Norte
Porto Canal / Agências

Sabrosa, 24 jan (Lusa) -- A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) abre em março o curso pós-graduado em "Comunicação social em conflitos armados", que decorrerá em Sabrosa com a colaboração com o Exército.

Esta iniciativa foi lançada pelo Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro (CEISDTAD), criado em março de 2013 e que tem sede em Sabrosa.

A pós-graduação, que tem coordenação científica do professor Galvão Meirinhos, é destinada a profissionais de nível superior que atuam ou pretendem atuar na área de jornalismo em conflitos armados, na qualidade de analista ou de correspondente internacional.

O curso, segundo informou hoje a UTAD, incidirá sobre os aspetos históricos, geopolíticos e culturais dos principais pontos geográficos com conflitos armados declarados e reconhecidos pela comunidade internacional.

Paralelamente, os pós-graduandos recebem, em regime simulado, uma formação técnica de acompanhamento das forças militares nos teatros de guerra.

A academia transmontana referiu ainda que, na base da estrutura curricular deste curso, está a "complementaridade entre o conhecimento das matérias das relações internacionais e do jornalismo e a capacidade física do jornalista"

O corpo docente da pós-graduação inclui, para além dos professores da UTAD, um conjunto de convidados com experiência na temática e docentes militares, ao abrigo de uma parceria com a Academia Militar.

As inscrições, que já se encontram abertas, decorrem até 06 de março.

O CEISDTAD assenta na investigação aplicada, no ensino e no arquivo. O projeto, que resulta de um desafio lançado pelo general Loureiro dos Santos, envolve a Câmara Municipal de Sabrosa, o Exército português e a UTAD.

Neste centro vão desenvolver-se projetos de investigação que pretendem "aglomerar, desenvolver e aprofundar o conhecimento das implicações da tecnologia nos conflitos que atualmente decorrem por esse mundo fora".

Através deste projeto poder-se-ão desenvolver novos produtos, técnicas e tecnologias para pôr ao serviço do Exercito português.

O centro desenvolverá um conjunto de atividades que passarão, numa primeira fase, pela realização de conferências e palestras sobre os seus eixos principais de estudo e investigação e a oferta de pós-graduações relacionadas com essa temática.

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.