Baleia foi encontrada morta perto de Sesimbra e deverá ser afundada em alto-mar

| País
Porto Canal com Lusa

Sesimbra, Setúbal, 19 jun (Lusa) - Uma baleia morta que foi avistada hoje de manhã perto de Sesimbra está a ser rebocada para alto-mar e deverá ser eliminada com uma carga explosiva, disse à agência Lusa o porta-voz da Marinha Fernando Pereira da Fonseca.

"Já fizemos um aviso à navegação marítima e temos a Polícia Marítima a acompanhar a baleia morta, que estava a ser arrastada pelas correntes para alto-mar", disse o porta-voz da Marinha.

"A baleia deverá ser rebocada para alto-mar e afundada pela Marinha com recurso a uma carga explosiva, de forma a eliminar o perigo que constitui para a navegação marítima", acrescentou o porta-voz da Marinha, que disse não ter ainda elementos sobre o momento e o local onde a operação será realizada.

A baleia morta foi avistada por volta das 07:15, a cerca de um quilómetro da linha de costa, entre a Lagoa de Albufeira (Sesimbra) e a Fonte da Telha (Almada), pela embarcação marítimo-turística Adamastor, de Sesimbra, que seguia com um grupo de pessoas para a pesca desportiva.

"Nós avistámos a baleia e até nos pareceu inicialmente que se tratava de uma embarcação virada ao contrário. Quando nos aproximámos verificámos que se tratava de uma baleia muito grande, que me pareceu ter entre 20 e 30 metros de comprimento, e que já estava em adiantado estado de composição", disse à agência Lusa Luís Martins, proprietário da embarcação turística, na empresa marítimo-turística Batnavó, sediada em Sesimbra.

GR // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: País

Fim de portagens de ex-SCUT? Proposta vai ser discutida esta quinta-feira no parlamento

O fim das portagens em autoestradas ex-SCUT vai ser discutido na quinta-feira no parlamento, um agendamento do PS que considera a sua proposta “exequível, justa e oportuna”, estando em aberto as votações das iniciativas dos diferentes partidos.

Arquitetos pedem salário de entrada na profissão de 1.300 euros em caderno reivindicativo

O Sindicato dos Trabalhadores em Arquitectura (SINTARQ) aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um caderno reivindicativo do qual se destaca a proposta de 1.300 euros de salário de entrada na profissão e direito a 25 dias de férias.

Ministério do Trabalho envia para Tribunal de Contas auditoria à Santa Casa Global

O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) enviou para o Tribunal de Contas (TdC) o relatório final da auditoria à Santa Casa Global, por causa da internacionalização dos jogos sociais, confirmou fonte do ministério.