Segurança é "inegociável" para a TAP - Diretor Executivo

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 18 jun (Lusa) - O Diretor Executivo (CEO) da Tap Air Portugal, Antonoaldo Neves, disse hoje que a questão da segurança é "inegociável" para a Direção da empresa, apesar de estar aberta a uma eventual revisão dos limites operacionais do Aeroporto da Madeira.

"Não há nada mais importante para uma empresa de bandeira do que operar de uma forma segura e, segurança, é inegociável para a TAP", disse após a assinatura de um protocolo de colaboração entre o Governo Regional da Madeira e a transportadora aérea portuguesa para promoção das comemorações, em curso, dos 600 anos da descoberta da Madeira e do Porto Santo que se estenderão até 2019.

Antonoaldo Neves realçou que a TAP "tem o seu Sistema Padrão de Operação" e está "confortável com os níveis de segurança que pratica na Madeira".

O responsável respondia assim a um desafio colocado pelo vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, que momentos antes havia pedido a colaboração da TAP para a revisão dos limites de operacionalidade do Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo e uma atenção para com os preços das tarifas aéreas.

"O presidente que aqui vos está falando não vai abrir mão da segurança por um centavo que seja, a segurança não tem preço, a vida das pessoas não tem preço", observou.

"Estaremos - continuou - abertos a discutir esse assunto com calma, sem paixão, nem emoção para perceber como é que a gente pode fazer uma operação ainda mais segura, aqui, na Madeira".

Antonoaldo Neves revelou que, entre janeiro e maio, a TAP registou 192 cancelamentos na linha com a Madeira, 139 dos quais devido a questões meteorológicas e que, em igual período de 2017, os cancelamentos foram 33, dos quais 22 foram devido à meteorologia.

O CEO da TAP revelou ainda que, entre janeiro e maio de 2018, a companhia transportou mais 18% de passageiros que no período homólogo de 2017, ou seja, mais 50 mil pessoas, 80% das quais turistas vindos de várias partes do mundo.

A secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, realçou a assinatura do protocolo, salientando ser "uma excelente oportunidade de promoção da Madeira" nos canais de comunicação da TAP.

A Região Autónoma da Madeira e a TAP reconhecem, no protocolo hoje assinado, "a importância histórica e cultural das Comemorações dos 600 anos da Descoberta das Ilhas da Madeira e do Porto Santo".

"Pela relevância, a TAP compromete-se a analisar os pedidos referentes à deslocação de personalidades que, pela sua relevância e reconhecimento a nível artístico, cultural e intelectual, sejam convidadas a participar nas atividades organizadas a nível regional ou nacional no âmbito das Comemorações dos 600 Anos".

A TAP compromete-se ainda a "promover a imagem e o conceito das Comemorações dos 600 Anos através da inclusão do símbolo e das iniciativas incluídas no calendário oficial das comemorações nos seus canais de comunicação".

O Governo Regional, por sua vez, assume o compromisso de "conferir à TAP o estatuto de parceiro oficial das Comemorações dos 600 Anos" e de inserir o logótipo da TAP " em todo o material de comunicação relativos aos eventos e iniciativas realizadas no âmbito da parceria".

A propósito do Protocolo de Colaboração, Antonoaldo Neves revelou que a companhia vai lançar um concurso de ideias para "desenhar uma aeronave" com a inscrição dos 600 anos da Madeira e Porto Santo.

EC // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos, João Galamba e Pedro Marques vão ser ouvidos na AR sobre privatização da ANA

O requerimento do PSD para ouvir no parlamento os ex-ministros socialistas Pedro Marques, Pedro Nuno Santos e João Galamba sobre a privatização da ANA Aeroportos foi esta quarta-feira aprovado na Comissão de Economia.

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.