Empresários dos carrosséis do S. João em Braga e Associação de Festas chegam a acordo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 13 jun (Lusa) - Os empresário dos carrosséis instalados em Braga para o S. João chegaram, ao final da tarde, a acordo com a Associação de Festas sobre o acesso ao recinto, depois de terem acusado a InvestBraga, gestora do espaço, de "desrespeito".

Os profissionais do divertimento ameaçaram, ao início da tarde, "deitar abaixo" o portão que dá acesso ao recinto onde estão instalados, apontando o dedo à empresa municipal de dinamização económica, que, em comunicado enviado à Lusa, afirmou "não ter qualquer responsabilidade" sobre o funcionamento do recinto onde estão os carrosséis para o S. João, alegando que a gestão cabe à associação de festas criada para o efeito.

"A InvestBraga não tem qualquer responsabilidade sobre os efeitos do não cumprimento das regras contratuais e do regulamento de funcionamento dos Espaços Forum Braga cedidos para a realização da Feira", salienta a empresa municipal.

No comunicado, a InvestBraga refere que "tendo tomado conhecimento da ocorrência de algumas queixas" irá "dentro dos regulamentos e do contrato acordado vai encontrar as melhores soluções com a Associação".

A "solução", explicou à Lusa o responsável pelas Festas de S. João, Rui Ferreira, "só foi possível com a intervenção do presidente da Câmara" e passa por "abrir o portão depois das 19.00 nosso dias de funcionamento do Forum Braga e todo o dia nos dias 23, 24 e 25".

Os empresários exigiam a abertura daquele portão, alegando "questões de segurança" para quem quisesse aceder ao espaço e acusaram a InvestBraga de "desrespeito" pelo trabalho deles.

"Nós pagámos para estar aqui, pagamos porque tivemos a garantia que os acessos iam ser garantidos, que se iria fazer como se faz há décadas. No dia em que instalamos os divertimentos fecharam os portões do parque e disseram-se que o acesso ia ser feito por um espaço com 5 metros de largura e pela ecovia (situada na margem do Rio Este e que contorna o recinto)", explicou à Lusa um dos empresários, Hélio Amaral.

O S. João de Braga começa quinta-feira, às 22.00, com a inauguração das luzes que vão iluminar as ruas da cidade.

JYCR // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Agrediu polícia e foi detido em Espinho

A PSP deteve um homem, de 44 anos, em Espinho, no distrito de Aveiro, por ameaças e agressão contra polícia, informou esta sexta-feira aquela força policial.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.