West Sea inicia recrutamento de trabalhadores

West Sea inicia recrutamento de trabalhadores
| Norte
Porto Canal

A empresa West Sea, nova subconcessionária dos terrenos e infraestruturas dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), já iniciou o processo de recrutamento de trabalhadores, disse hoje à Lusa fonte do grupo Martifer.

De acordo com a mesma fonte, este processo está a ser conduzido pela própria Martifer, através da sede em Oliveira de Frades, cuja administração, liderada por Carlos Martins, mantém o objetivo de dar "prioridade" ao recrutamento de 400 de entre os mais de 600 trabalhadores dos ENVC.

A West Sea Viana Shipyard anunciou hoje, oficialmente, a abertura do período de candidaturas para vagas no "novo projeto de construção e reparação naval de âmbito nacional e internacional" que está a instalar em Viana do Castelo.

Entretanto, de acordo com a administração dos ENVC, até à passada sexta-feira foram assinados mais de 150 acordos para rescisão amigável dos contratos de trabalho, processo que já envolveu o pagamento de cerca de 10 milhões de euros em indemnizações.

A atribuição do subsídio de desemprego integra os acordos propostos em dezembro aos 609 trabalhadores dos ENVC que, com o encerramento daquela unidade, anunciado pelo Governo, serão despedidos no âmbito do plano amigável de cessação dos contratos que vai custar 30,1 milhões de euros.

A empresa pública está a pagar a cada trabalhador um mês de salário por cada ano de atividade, parcela que representará 19,8 milhões de euros. Soma-se, no acordo final de rescisão do contrato de trabalho, a parcela referente aos valores "proporcionais" aos subsídios de férias e de Natal, que custará 2,1 milhões de euros.

A última parcela, no valor de 8,1 milhões de euros, diz respeito às "responsabilidades por direitos adquiridos pelos trabalhadores no ativo", decidida pela administração da empresa.

Esta terceira componente refere-se ao fundo de pensões da empresa, tendo em conta que neste processo de saída voluntária cerca de 500 trabalhadores podem ser "ressarcidos" para se "desvincularem" do fundo, para o qual descontaram ao longo dos anos.

Em função da adesão ao plano de rescisões, a administração ainda poderá lançar um despedimento coletivo, que depois de comunicado leva até 75 dias a efetivar-se.

A nova empresa West Sea, criada pelo grupo Martifer no âmbito da vitória no concurso público internacional para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC, prevê recrutar 400 dos 609 trabalhadores dos estaleiros no primeiro semestre de 2014. Contudo, mais de 230 trabalhadores dos estaleiros estão em condições de acederem à reforma.

Ao longo de quase 70 anos de atividade, os ENVC já construíram mais de 220 navios de todo o tipo.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.