Migrações: Alemanha pede "responsabilidade humanitária" no caso Aquarius

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 11 jun (Lusa) -- O Governo da Alemanha pediu hoje a Itália e a Malta que cumpram o seu dever humanitário em relação aos 629 migrantes a bordo do navio Aquarius, impedido de aportar pelos dois países.

"Estamos preocupados com a situação das pessoas nesse navio, o Aquarius, e o governo alemão apela a todas as partes implicadas que assumam a sua responsabilidade humanitária", afirmou o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert, numa conferência de imprensa em Berlim.

Seibert acrescentou, no entanto, que as autoridades alemãs consideram que "países especialmente sobrecarregados, como Itália, não podem ser deixados sozinhos" face ao fluxo de migrantes para a Europa.

Itália recusou no domingo autorizar o navio Aquarius, da organização não-governamental (ONG) francesa SOS Mediterranée, a desembarcar num porto italiano os migrantes, resgatados do mar em várias operações durante o dia de sábado.

Por ordem das autoridades italianas, o navio mantém-se em alto mar, a 35 milhas de Itália e a 27 milhas de Malta, segundo a SOS Mediterranée.

Itália defende que deve ser Malta a acolher os migrantes, entre os quais há 123 menores, mas Malta sustenta que a responsabilidade é de Itália porque as operações de salvamento dos migrantes ocorreram numa zona marítima coordenada por Roma.

MDR // ANP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.