Nações Unidas destacam queda drástica de número de mortos civis no Iraque este ano

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bagdade, Iraque 09 jun (Lusa) - O número de civis vítimas de violência política no Iraque caiu drasticamente desde o início do ano, em grande parte devido à derrota dos 'jihadistas' do grupo terrorista Estado Islâmico, segundo a ONU e uma organização não governamental britânica.

O número de mortes passou das 2.014 nos primeiros cinco meses de 2017 para 477 no mesmo período deste ano, uma queda de 76,3 %, informou a Missão de Assistência das Nações Unidas no Iraque (UNAMI), citada pela agência de notícias francesa AFP.

No mesmo período, o número de feridos caiu de 2.977 para 939, (menos 68,4%).

Esta tendência é confirmada também pela Organização Não Governamental (ONG) Iraq Body Count.

De acordo com esta ONG londrina, o número de vítimas civis de violência política e religiosa reduziu de 7.708 nos primeiros cinco meses de 2017 para 1.818 no mesmo período de 2018, um decréscimo 76,4%.

Além disso, pela primeira vez desde a invasão norte-americana e o derrube do ditador Saddam Hussein, em 2003, as eleições (legislativas) de maio foram realizadas sem grandes incidentes.

Por outro lado, o jejum do Ramadão deste ano ocorreu, até agora, sem grande violência, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, quando houve ataques mortais.

JGS // MP

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.