Polícia australiana descobre rede mundial de lavagem de dinheiro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 23 jan (Lusa) - A polícia australiana informou hoje da descoberta de uma rede mundial de lavagem de dinheiro com operacionais em mais de 20 países e fundos enviados para grupos como o Hezbollah.

A Comissão de Crime Australiana indicou que mais de 580 milhões de dólares australianos em droga e dinheiro foram apreendidos numa operação desenvolvida ao longo de um ano, designada como "Eligo", contra a lavagem de dinheiro.

De acordo com o organismo, a operação identificou 18 grupos de crime organizado e 128 indivíduos que atuavam em mais de 20 países.

A "Eligo" deu origem à detenção de 105 pessoas e ao encerramento de três grandes laboratórios clandestinos de metanfetaminas e da maior estufa de sempre de canábis na Austrália.

De acordo com a imprensa australiana, os criminosos tinham como alvo estrangeiros e estudantes na Austrália que aguardavam remessas do exterior, sequestrando essas transações e depositando o dinheiro sujo nas contas desses indivíduos.

Pelo menos uma das casas de câmbio usadas no Médio Oriente e na Ásia entregava uma parte de cada dólar que era lavado para o movimento libanês xiita e aliado do regime sírio Hezbollah, considerado na Austrália como uma organização terrorista.

PNE // PNE.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.