Portugal/Brasil: Dilma encontra-se com Cavaco e Passos em Lisboa na 2.ª feira à tarde

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 jun (Lusa) -- A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, encontra-se na segunda-feira à tarde em Lisboa com o Presidente da República português, Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

Segundo a agenda oficial disponível no site da Presidência do Brasil, o encontro entre Dilma e Cavaco está marcado para as 17:10 no Palácio de Belém e deverá durar menos de uma hora.

Pelas 18:30, Dilma Rousseff terá uma reunião de trabalho com Passos Coelho, na residência oficial do primeiro-ministro português.

Na sua segunda visita oficial a Portugal, que coincide com o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a Presidente brasileira estará na cerimónia de entrega do Prémio Camões a Mia Couto, no Palácio de Queluz.

Depois da cerimónia, Dilma Rousseff participará num jantar oferecido pelo Presidente Cavaco Silva, antes de seguir, ao fim da noite de segunda-feira, de regresso ao Brasil.

A primeira viagem da Presidente do Brasil a Portugal aconteceu em março de 2011, numa visita oficial de três dias que foi encurtada devido ao falecimento do ex-Vice-Presidente brasileiro, José Alencar.

Na ocasião, Dilma Rousseff assistiu à cerimónia de atribuição do doutoramento 'honoris causa' ao ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na Universidade de Coimbra, mas acabou por cancelar os encontros com o Presidente Cavaco Silva, com o primeiro-ministro demissionário José Sócrates, e com o então presidente do parlamento, Jaime Gama.

Dilma Rousseff esteve em Portugal também em junho de 2010, enquanto candidata à Presidência do Brasil pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no âmbito de uma visita à Europa.

ARP/CSR // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.