Proposta de Lei das Finanças Locais responsabiliza diretamente autarcas por mau uso de dinheiro

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 mai (Lusa) -- A proposta da nova Lei das Finanças Locais, entregue para apreciação no parlamento, responsabiliza diretamente autarcas e dirigentes que pratiquem atos de mau uso do dinheiro público na administração local, informou hoje o Ministério da Administração Interna.

O gabinete do ministro Eduardo Cabrita, responsável pela área das autarquias locais, explicou, numa nota à comunicação social, que a proposta de nova Lei das Finanças Locais, aprovada em Conselho de Ministros, atribui a responsabilização financeira no exercício de funções "ao vereador da área financeira, ao diretor financeiro ou ao vereador que praticou os atos".

"Substituiu-se assim a lei anterior, que era iníqua e de duvidosa constitucionalidade, ao permitir a responsabilização objetiva e independente de culpa de vereadores sem pelouro ou até da oposição, mesmo que não tivessem qualquer intervenção nos atos", acrescentou a mesma nota.

Segundo o ministério, "o Governo dá assim cumprimento ao compromisso assumido em 2017 de identificar, na Lei das Finanças Locais, em quem recai a responsabilidade financeira".

A proposta de lei 131/XIII, entregue na terça-feira no parlamento, estabelece que, nas autarquias locais, a responsabilidade prevista na lei que regula a organização e processo do Tribunal de Contas "recai sobre o membro do órgão executivo das autarquias locais responsável pela área financeira e sobre o ou os dirigentes responsáveis pela área financeira".

A responsabilidade "recai, igualmente, sobre o membro do órgão executivo das autarquias locais competente em razão da matéria e sobre o ou os respetivos dirigentes", acrescenta-se no artigo da proposta de lei.

A Lusa tentou obter um comentário da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em relação à alteração proposta pelo Governo, o que não foi possível, embora a questão possa ser analisada na próxima reunião do conselho diretivo da organização representativa das autarquias.

Numa nota de apreciação do anteprojeto de Lei das Finanças Locais, enviado ao Governo, a ANMP considerou que a responsabilização apenas dos eleitos e dirigentes da área financeira poderia não resolver o problema.

"Além de nos órgãos executivos poder haver mais de um responsável financeiro (vários membros podem ter competências para autorizar despesas), é também verdade que o funcionário dirigente responsável pela área financeira pode não ter nada a ver com a questão em concreto", referiu a ANMP na nota, a que a Lusa teve acesso.

No documento apontava-se a "situação de um contrato adicional a uma empreitada que, depois de autorizado pela câmara municipal, não é enviado ao Tribunal de Contas".

"Embora a responsabilidade formal pela remessa seja do presidente da câmara, a verdade é que será um dirigente o responsável por fazer essa comunicação, de acordo com a organização de cada município, devendo este preparar a documentação e respetivo envio", notou a ANMP.

Nesse sentido, a associação concluiu que a solução prevista no anteprojeto devia "ser clarificada, incidindo sobre o responsável pela execução das diferentes tarefas, de acordo com a organização própria de cada município".

A questão da alteração da responsabilidade financeira dos autarcas suscitou críticas no parlamento durante a discussão da proposta do Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), por o documento incluiu uma norma que equiparava os autarcas a titulares de cargos políticos.

O então ministro Adjunto, Eduardo Cabrita, assegurou na altura que não se pretendia afastar "nenhum quadro de responsabilidade" e que o objetivo passava por dar aos eleitos locais "o mesmo regime de responsabilidade civil, criminal, financeira" do que os restantes titulares de cargos políticos.

A medida foi na altura criticada pelo Bloco de Esquerda e pelo CDS-PP, por entenderem, na sequência de posições de responsáveis do Tribunal de Contas e da Procuradoria-Geral da República, que as alterações se poderiam traduzir numa desresponsabilização dos eleitos locais.

LYFS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.