Pena suspensa para assaltante de banco em Oliveira de Azeméis

| Norte
Porto Canal / Agências

Oliveira de Azeméis, 20 jan (Lusa) - O Tribunal de Oliveira de Azeméis condenou hoje a quatro anos de prisão, com pena suspensa, um homem que assaltou em 2013 a agência do banco Banif no centro de Oliveira de Azeméis, sob ameaça de arma.

Durante a leitura do acórdão, o juiz-presidente disse que estas situações "são inadmissíveis", não se mostrando convencido com a explicação dada pelo arguido, que disse ter cometido o crime "num ato de desespero".

"Era o que mais faltava, de um milhão de desempregados que temos, se todos decidissem pegar numa faca e ir assaltar bancos", sublinhou o magistrado.

Ainda assim, porque o arguido tinha, à data dos factos, apenas 20 anos e porque não tem antecedentes criminais, o coletivo concedeu-lhe a atenuante do regime especial para jovens e condenou-o a quatro anos de prisão, com pena suspensa, por um crime de roubo qualificado.

"Toda a gente tem direito a errar. Custa-nos colocar jovens nas prisões e, por isso, o tribunal entendeu dar-lhe uma outra oportunidade", afirmou o juiz-presidente.

Durante o julgamento o arguido confessou praticamente todos os factos que constam da acusação, afirmando que cometeu o crime porque "estava desempregado, tinha de pagar a prestação do carro ao banco e soube naquela altura que a namorada estaria grávida".

Nas alegações finais, o procurador do Ministério Público tinha pedido uma pena de prisão de dois anos, suspensa na sua execução, considerando ser "mais adequada" uma incriminação por roubo simples.

A defesa, por seu lado, pediu uma condenação por um crime de extorsão, punível com pena até cinco anos de cadeia.

O assalto ocorreu no dia 06 de maio de 2013, cerca das 14:00, quando o suspeito entrou na agência bancária munido com uma navalha e exigiu que a funcionária colocasse todo o dinheiro disponível dentro de um saco de plástico.

O assaltante conseguiu fugir do local com cerca de 300 euros em dinheiro, mas foi detido horas depois pela Polícia Judiciária, ficando sujeito a apresentações periódicas depois de ter sido presente a interrogatório judicial.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.