Projecto para nova mini-hídrica de Amarante entrou em consulta pública

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 20 jan (Lusa) - O relatório de conformidade ambiental do aproveitamento hidroelétrico de Pisões, no concelho de Amarante, entrou em fase de consulta pública, de acordo com um documento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Os documentos do projeto, incluindo o resumo não técnico, podem ser consultados até 07 de fevereiro na Agência Portuguesa do Ambiente e na Câmara de Amarante.

O resumo não técnico também pode ser consultado não União de Freguesias de Bustelo, Carneiro e Carvalho de Rei e na Internet, no sítio da CCDRN.

A decisão sobre conformidade ambiental deverá ser produzida até 20 de março.

No resumo não técnico, consultado hoje pela Lusa, assinala-se que "o projeto consiste num empreendimento de pequenas dimensões, com incidências ambientais reduzidas, que ocorrem essencialmente na fase de construção, sendo temporárias".

Evidencia-se também que o "projeto de execução do Empreendimento Hidroelétrico de Pisões não ostenta impactes ambientais negativos significativos".

O aproveitamento situado na zona de Bustelo será alimentado pelo rio Fornelo (afluente do rio Ovelha), terá um caudal máximo instalado de 0,65 metros cúbicos por segundo e poderá produzir até 2,5 gigawatts de energia elétrica por ano, destinada a comercialização.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.