Projecto para nova mini-hídrica de Amarante entrou em consulta pública

| Norte
Porto Canal / Agências

Amarante, 20 jan (Lusa) - O relatório de conformidade ambiental do aproveitamento hidroelétrico de Pisões, no concelho de Amarante, entrou em fase de consulta pública, de acordo com um documento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Os documentos do projeto, incluindo o resumo não técnico, podem ser consultados até 07 de fevereiro na Agência Portuguesa do Ambiente e na Câmara de Amarante.

O resumo não técnico também pode ser consultado não União de Freguesias de Bustelo, Carneiro e Carvalho de Rei e na Internet, no sítio da CCDRN.

A decisão sobre conformidade ambiental deverá ser produzida até 20 de março.

No resumo não técnico, consultado hoje pela Lusa, assinala-se que "o projeto consiste num empreendimento de pequenas dimensões, com incidências ambientais reduzidas, que ocorrem essencialmente na fase de construção, sendo temporárias".

Evidencia-se também que o "projeto de execução do Empreendimento Hidroelétrico de Pisões não ostenta impactes ambientais negativos significativos".

O aproveitamento situado na zona de Bustelo será alimentado pelo rio Fornelo (afluente do rio Ovelha), terá um caudal máximo instalado de 0,65 metros cúbicos por segundo e poderá produzir até 2,5 gigawatts de energia elétrica por ano, destinada a comercialização.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.