Reino Unido saúda cimeira coreana mas mantém reservas sobre questão nuclear

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 27 abr (Lusa) -- O chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, saudou o encontro entre os líderes coreanos, mas mantém reservas quando às ambições sobre as questões relacionadas com a energia nuclear por parte da Coreia do Norte.

"Estou muito encorajado sobre o que está a acontecer", disse Johnson à margem de uma reunião da NATO em Bruxelas acrescentando que ainda é cedo para chegar a conclusões sobre a questão da energia nuclear.

"Face à história dos planos de desenvolvimento de armas nucleares da Coreia do Norte não creio que ninguém possa estar otimista, nesta altura. Mas o encontro entre os dois líderes é claramente uma boa notícia", afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico.

As autoridades sul-coreanas afirmaram que os líderes coreanos tiveram conversas "sinceras e francas" sobre a desnuclearização e que estão a trabalhar na redação de um comunicado conjunto.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, "tiveram um diálogo sincero e franco sobre a desnuclearização e o estabelecimento de uma paz permanente na península coreana, assim como sobre o desenvolvimento das relações intercoreanas", afirmou, hoje, o porta-voz da presidência da Coreia do Sul, Yoon Young-chan, aos jornalistas.

Os dois líderes devem encontrar-se de novo ainda hoje para novas reuniões, disse o porta-voz.

Yoon Young-chan declarou ainda que está a ser preparado um comunicado em conjunto a ser emitido depois das reuniões.

PSP/MIM // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Encontrado português desaparecido na Suíça

O jovem de 26 anos que estava desaparecido em Sargans, na Suíça, foi encontrado durante a manhã desta quinta-feira, informou um familiar, através de uma publicação na rede social Facebook.

“Castelo de Harry Potter” na Ucrânia bombardeado por mísseis russos

Um ataque de mísseis lançado pela Rússia atingiu o “Castelo de Harry Potter”, esta segunda-feira, o edifício localizado na cidade portuária em Odessa, na Ucrânia.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.