Pelo menos 18 mortos num incêndio num poço de petróleo ilegal na Indonésia

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Banda Aceh, Indonésia, 25 abr (Lusa) -- Pelo menos 18 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas hoje no incêndio num poço de petróleo ilegal no oeste da Indonésia, anunciaram as autoridades num novo balanço, advertindo que este ainda poderá aumentar.

O incêndio foi provocado por uma fuga de petróleo durante a noite, cerca das 01:30 (19:30 de terça-feira em Lisboa), num bairro residencial da província de Aceh, na ponta norte da ilha de Sumatra. Várias casas ficaram destruídas.

"Ainda não conseguimos controlar o incêndio", declarou Syahrizal Fauzi, responsável pela delegação local da agência de gestão de catástrofes.

"Não sabemos se existem outras vítimas, porque não nos conseguimos aproximar", adiantou.

As autoridades divulgaram inicialmente um balanço de 10 mortos e cerca de quatro dezenas de feridos graves, sendo que oito dos hospitalizados morreram.

"Pessoas estavam a cavar no poço quando começou um incêndio, provocando uma explosão", explicou um porta-voz da polícia nacional, Setyo Wasisto.

O leste de Aceh tem numerosos poços de petróleo, muitos explorados ilegalmente.

Os incêndios mortais durante atividades ilegais não são raros na Indonésia, país com 260 milhões de habitantes onde as regras de segurança são frequentemente negligenciadas.

PAL.// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.