Intoxicação alimentar mata nove pessoas da mesma família em Moçambique

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 24 abr (Lusa) - Nove pessoas da mesma família morreram devido a uma intoxicação alimentar no norte de Moçambique, anunciaram as autoridades sanitárias da província do Niassa.

O caso terá ocorrido na última semana no posto administrativo de Etatara e suspeita-se que a morte terá sido provocada por um tubérculo designado localmente por 'malave', referiu Simão Naueha, diretor do Serviço Distrital de Saúde de Cuamba, citado pela edição de hoje do jornal moçambicano Notícias.

Seis vítimas morreram no local, outras duas morreram a caminho do Hospital Rural de Cuamba e uma perdeu a vida já durante uma intervenção médica.

Outros três membros da mesma família que consumiram o mesmo tubérculo estão fora de perigo, internados na mesma unidade de saúde.

As autoridades admitem que a família terá confundido o vegetal com um outro que também é consumido habitualmente na região.

Um caso semelhante ocorrido na mesma zona em 2016 vitimou igualmente vários membros da mesma família, pelo que os serviços de saúde estão a lançar um apelo para a população fazer a devida verificação dos alimentos, antes de os ingerir.

LFO // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.