Coreia do Sul confirma estirpe da gripe das aves altamente patogénica

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 18 jan (Lusa) -- A Coreia do Sul confirmou hoje um fico de gripe das aves com a estirpe H5N8 altamente patogénica numa quinta de patos a 300 quilómetros a sudoeste de Seul, foi anunciado.

Com este novo foco, as autoridades receiam o regresso da doença que em 2011 obrigou ao extermínio de três milhões de aves no país.

Após a deteção do caso, as autoridades decidiram exterminar imediatamente 21.000 patos e colocar sob vigilância e quarentena outras 24 quintas que adquiriram patos oriundos da quinta afetada.

Testes laboratoriais mais específicos permitiram concluir que o surto da quinta da região de Gochang é da estirpe H5N8, muito semelhante à H5N1, mas altamente patogénica.

As autoridades sul-coreanas esperam agora testes laboratoriais efetuados noutra quinta de Buan, região adjacente a Gochang, onde foi detetado um outro possível surto de gripe aviária que provocou a morte a 90 patos, enquanto outros animais, ainda vivos, apresentam sintomas da doença.

Apesar de não haver ainda confirmação da doença, as autoridades afastaram qualquer ligação entre os dois casos dado não ter existido qualquer intercâmbio de animais entre as duas quintas.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.