Jardim não sabe se vai ao Congresso Nacional do PSD

| Política
Porto Canal / Agências

Funchal, 18 jan (Lusa) - O presidente do PSD da Madeira, Alberto João Jardim, disse hoje não saber se vai ou não ao Congresso nacional do partido que se realiza entre 21 e 23 de fevereiro por este já não se identificar com ele.

"Este não é o PSD onde eu nasci para a política, nem é o PSD que coincide com os meus princípios e valores, é um PSD diferente de maneira que não há o entusiasmo que noutros tempos havia com os congressos", declarou no final da reunião da Comissão Política Regional do PSD-Madeira.

Alberto João Jardim revelou que os deputados sociais-democratas na Assembleia Legislativa da Madeira vão suscitar a inconstitucionalidade de algumas matérias do Orçamento de Estado designadamente o facto da sobretaxa do IRC ficar em Lisboa quando "a Constituição diz que todas as receitas fiscais cobradas na Região Autónoma são dos cofres da Região".

A outra inconstitucionalidade tem a ver com as despesas com a Educação e Saúde que a Região tem vindo a suportar, mas "a Constituição prevê que as despesas da Educação e da Saúde nas regiões autónomas competem ao Estado central".

O dirigente do PSD na Madeira referiu ainda que "não haverá revisão do Estatuto Político-Administrativo da Região Autónoma da Madeira sem haver uma revisão da Constituição da República" e sublinhou que o Congresso Regional decorrerá a 10 de janeiro de 2015 antecedido das eleições internas que se realizarão a 19 de dezembro deste ano.

No que diz respeito ao calendário do partido, revelou que a festa do Chão da Lagoa será a 27 de julho, o comício no Porto Santo a 23 de agosto e a festa de Natal a 06 de dezembro.

Os conselhos regionais decorrerão a 22 de março, 14 de junho, 13 de setembro e 29 de novembro.

EC // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.